Uma fêmea e dez machos estão saudáveis e à espera de novo tutor
Por Tânia Magalhães 07-02-2025 | 09:22:31
A Hospedaria de Grandes Animais, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Prefeitura, dispõe de 11 equinos para doação – uma égua e dez cavalos. Para receber o escolhido, o interessado precisa apresentar a Guia de Trânsito Animal (GTA), expedida pela Inspetoria Veterinária, órgão da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do governo do Estado.
“O primeiro passo é visitar a Hospedaria e escolher o animal. Profissional da SDR fará a coleta de sangue do equino e o material deve ser levado pelo interessado ao laboratório de sua preferência para exame de anemia infecciosa equina. Com o resultado negativo em mãos, deve voltar à Hospedaria para receber o Termo de Transferência de Guarda”, explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Anderson Fernandes Schmidt.
A partir dessa etapa, o interessado deverá providenciar a GTA junto à Inspetoria Veterinária, à rua Barão de Santa Tecla, 489. Se ainda não for cadastrado, o processo pode ser feito na hora e, caso já tenha cadastro, só precisa incluir o novo animal na sua lista. Com a Guia, o futuro tutor deve ir na Hospedaria retirar o seu equino.
“Continuamos com a política de doação de equinos, considerando os benefícios para o Município e para interessados. Não é necessário ter Talão de Produtor para adotar um animal. Basta ter local adequado, como terras, campo, onde o cavalo permanecerá em condições saudáveis. Não é permitido o uso para atividades de tração”, salienta Schmidt.
Em janeiro, a Hospedaria de Grandes Animais recolheu 15 equinos soltos em vias públicas. Nove foram recuperados pelos proprietários.
Atualmente, há 14 animais no local, à BR 392, Km 71, Fragata. Somente um ainda pode ser resgatado pelo proprietário. Para 13, o prazo já está vencido. Desse total, um está reservado para doação por interessado e outro está documentalmente doado. Restam 11 no aguardo de um novo tutor.