Encontros online, promovidos pela Prefeitura com o apoio do Cejusc, buscam discutir o autocuidado de educadores e funcionários das escolas
26-06-2020 | 16:02:53
Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, professores e funcionários das escolas municipais de Pelotas têm participado de círculos virtuais de construção de paz. A técnica ligada ao projeto Justiça Restaurativa do Pacto Pelotas Pela Paz busca trabalhar de forma coletiva, através da escuta plena, as vivências pessoais e o enfrentamento de inquietudes durante o período de distanciamento social.
A primeira etapa de círculos deste ano se encerrou em maio, com a realização de 219 encontros online, com participação de 2.831 pessoas da rede municipal de ensino. Com o encerramento, as direções das escolas ficaram livres para decidir se o trabalho teria continuidade.
Recentemente, a prefeita Paula Mascarenhas comentou sobre a ação em uma das transmissões de vídeo realizadas para atualizar a população sobre a pandemia.
“Estes projetos e metodologias socioemocionais têm resultados extraordinários. Já estamos preparando a nossa rede para investir daqui para a frente nisso, e usamos essas metodologias nesse momento, porque elas têm um impacto muito positivo sobre as pessoas”, destacou Paula.
Para a orientadora educacional da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e coordenadora do projeto, Jussara Cruz, a realização de mais de 200 círculos traz um saldo positivo se comparado com o ano passado, quando 166 foram realizados, com 2.762 participantes. A responsável pela ação, inserida nas iniciativas de prevenção do Pacto, percebe, no momento, a oportunidade para preparar e aperfeiçoar os facilitadores de Justiça Restaurativa para quando a rotina retornar.
A medida empregada pela Smed, com o apoio do Cejusc, buscou dar continuidade às ações que já vinham sendo empreendidas e que foram interrompidas, junto com às atividades escolares presenciais, por causa do novo coronavírus. Os círculos virtuais são realizados por videoconferências.
Em 2019, cerca de 100 servidores foram capacitados para atuar como facilitadores, em 42 escolas do Município que implantaram os círculos de construção da paz, com a intenção de solucionar problemas dentro dos educandários através do diálogo.
Após ver os resultados positivos do trabalho desenvolvido há alguns anos pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Foro da Comarca de Pelotas, a Prefeitura implementou a metodologia entre as ações do Pacto Pelotas Pela Paz, dentro do projeto Educação Para a Paz. Com isso, o Município buscou reduzir brigas nos ambientes escolares e incentivar o diálogo para a resolução de conflitos.
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“Os círculos funcionam por meio de perguntas direcionadas que podem levar qualquer tema para a conversa, desenvolvendo a escuta plena. Dentre os benefícios, está a construção de valores como empatia e gratidão, através do compartilhamento da dor”, explicou a orientadora Jussara.
Para o juiz e coordenador do Cejusc, Marcelo Malízia Cabral, o uso da Justiça Restaurativa, como meio de resolver conflitos de forma mais amigável e rápida, proporciona um ambiente mais pacífico a partir da conversa e da empatia. O magistrado pondera, ainda, que os círculos são ferramentas importantes para quem está atuando na linha de frente da pandemia. “As ações conciliatórias estão funcionando, mesmo em meio ao isolamento social, através de videoconferências, assim como os círculos de paz entre trabalhadores que atuam frente à pandemia”, lembrou.
A metodologia de Justiça Restaurativa, utilizada nos círculos, foi primeiramente adotada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Há três anos, a Prefeitura a inseriu como parte das atividades realizadas no programa de segurança pública do município, o Pacto Pelotas Pela Paz, no eixo de Prevenção à Violência.
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Ela já faz parte dos círculos da construção da cultura da paz dentro de condomínios residenciais, escolas e ambientes de trabalho, como uma ferramenta de diálogo e escuta, de modo a prevenir a violência e apaziguar os conflitos. O fortalecimento das relações e a criação de um ambiente seguro e de convivência mais harmoniosa também são trabalhados pelo método.