ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Ministra da Saúde reforça diálogo do governo federal com o município

Em visita nesta quinta-feira (23), Nísia Trindade garantiu que Pelotas está contemplada em projetos de combate à dengue, de qualificação do atendimento via SUS e na atenção a gestantes e à primeira infância

Por Roberto Ribeiro 23-01-2025 | 17:44:02

O governo federal vai estreitar parcerias com o município para tornar Pelotas uma cidade referência no atendimento à população junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Esse foi o principal recado deixado pela ministra Nísia Trindade durante agenda realizada na manhã desta quinta-feira (23) com o prefeito Fernando Marroni. Sempre ao lado do chefe do Executivo, a titular da pasta participou de reuniões técnicas, visitou as obras do futuro Hospital Regional de Pronto Socorro (HRPS) e, no auditório da Faculdade de Medicina (Famed/UFPel), apresentou, com a participação de secretários executivos do Ministério da Saúde, projetos do governo federal como o Programa Mais Acesso a Especialistas (Pmae), para redução de filas, e o Rede Alyne, voltado à saúde materna e à primeira infância, além das ações de combate à dengue, como o Wolbacchia - que introduz no ambiente mosquitos que esterilizam a fêmea do Aedes aegypti, impedindo a transmissão da doença. Em todos esses, o município está contemplado. 

O prefeito Fernando Marroni (à esquerda da imagem), durante visita às obras do Hospital Regional de Pronto Socorro, juntamente com o deputado federal Paulo Pimenta, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a secretária de Governo, Míriam Marroni (Fotos: Wolmer Perez)

“Não venho aqui anunciar um pacotão de recursos, mas um plano conjunto, que vamos traçar para aprofundarmos esta parceria que já acontece hoje, entre governo federal e Prefeitura”, disse a ministra à imprensa após o pronunciamento no auditório da Famed, feito ao lado de Marroni, da prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira, do chefe de executivo de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten, e do vice-prefeito de Arroio Grande, João César Larrosa.

Ações no sentido de tornar esses projetos uma realidade em Pelotas já estão em andamento por meio de reuniões técnicas entre equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Ministério. No caso do combate à dengue, além da campanha empreendida pela Prefeitura, “Deu pra ti - Aqui a dengue não se cria”, que prevê mutirão de limpeza nas localidades mapeadas com maior incidência de focos, Pelotas já aderiu à rede de distribuição do mosquito. A experiência foi muito bem-sucedida em Niterói (RJ). De acordo com a ministra, na última epidemia de dengue registrada no País, o município fluminense registrou o menor nível histórico de transmissão da doença.

No caso do Pmae, a Prefeitura conta com o programa para acelerar o acesso ao SUS, sobretudo para resolver a demanda reprimida de 60 mil consultas com especialistas e a média de 60 pacientes no Pronto Socorro à espera de leitos de internação em hospitais conveniados. Já com o Rede Alyne, a Prefeitura espera reduzir o índice de mortalidade infantil e contratar enfermeiros para atuar nos territórios a fim de atender diretamente gestantes e crianças na primeira infância.

“Sempre defendi, ministra, que se tem uma cidade que pode ser exemplo no SUS, essa cidade é Pelotas, são duas faculdades de Medicina, três de Enfermagem, cursos técnicos, um centro de pesquisa reconhecido internacionalmente [Epidemiologia, da UFPel], para isso precisamos muito do apoio do governo federal e estadual nesta gestão tripartite para que se reconheça o sistema de saúde de Pelotas novamente como referência, e a sua presença aqui nos traz esperança de atingirmos esse objetivo”, afirmou o prefeito, que recebeu a ministra no Paço para uma reunião de trabalho em seu gabinete. Participaram a vice Daniela Brizolara, as secretarias Miriam Marroni (Governo) e Ângela Vitória (Saúde), os deputados federais Paulo Pimenta, Alexandre Lindenmeyer e Elvino Bohn Gass e secretários executivos do Ministério da Saúde. 

Na sequência, no hall da Prefeitura, Nísia se reuniu com gestores dos hospitais Beneficência Portuguesa, Santa Casa, Hospital Escola e Hospital Espírita, aos quais garantiu a manutenção do teto. Em seguida se dirigiu ao Hospital Regional de Pronto Socorro (HRPS), cujas obras físicas já se encontram 75% concluídas, e encerrou a estada em Pelotas com a agenda no auditório da Famed, onde garantiu também o apoio do governo federal na continuidade das obras do Hospital Escola, incluído no PAC Cidades, o que garante aquisição de equipamentos, e reafirmou o compromisso de trabalhar com a Prefeitura para tornar Pelotas uma referência ao SUS. 

O prefeito Fernando Marroni recebe a ministra Nísia Trindade em seu gabinete, acompanhado do deputado federal Elvino Bohn Gass, da vice-prefeita Daniela Brizolara, da secretária de Saúde, Ângela Vitória, e do também deputado Alexandre Lindenmeyer, na manhã desta quinta-feira (23) 

Tags

Visita, SUS, Governo federal, Referência

Carregando 0%
Carregando 0%