
Município alcança quatro mil castrações em 2023
Com investimento de mais de R$ 530 mil no programa de controle populacional de cães e gatos, o Município atingiu a marca de quatro mil castrações em 2023. O resultado é 166% superior ao alcançado em 2022, quando foram executados cerca de 1,5 mil procedimentos, a partir de agosto daquele ano. Conforme o levantamento da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), 56% das operações foram de caninos e 44% de felinos. Do total, as fêmeas representaram 78% das cirurgias realizadas.

Foto: Michel Corvello - Arquivo/Ascom
O titular da SQA, Eduardo Schaefer, tem a expectativa de ampliar a quantidade de intervenções em 2024. “Nosso objetivo é aumentar, cada vez mais, os índices de bem-estar animal, com foco na prevenção e conscientização junto à comunidade pelotense. Além dos cinco mil atendimentos de castração, temos como objetivo chegar a 100 adoções em 2024 e melhorar os índices de fiscalização, diminuindo o prazo e estoque de processos até o final do ano”, afirma.
O castramóvel, serviço que percorrerá os bairros para realizar a castração de cães e gatos, é um dos trunfos para ampliar a quantidade de procedimentos. A previsão é que o veículo execute cerca de 960 operações ao longo do ano. Em breve, a SQA irá disponibilizar o cronograma do serviço para as macrorregiões do município.
Todo Caramelo é Doce
Por meio de campanhas, como Todo Caramelo é Doce, o Município também pôde trabalhar no incentivo à adoção de animais do Canil Municipal. Em 2023, 60 cães encontraram um lar. Quanto à demanda de maus-tratos, quase 400 processos foram concluídos pela equipe de fiscalização da SQA ano passado.