Cerimônia marcou a formatura de seis socioeducandos da unidade de Pelotas na metodologia inserida nas estratégias do Pacto pela Paz
Por Marina Amaral 23-12-2021 | 14:24:56
Seis socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Pelotas, que participaram das atividades do programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros, se formaram nesta quinta-feira (23), e receberam os certificados pelas mãos da prefeita Paula Mascarenhas. Uma cerimônia marcou a formação da primeira turma da metodologia socioemocional, política pública do Município que integra o Pacto Pelotas pela Paz, na unidade.
Após a entrega dos diplomas, a chefe do Executivo pelotense frisou a importância de fortalecer os vínculos entre filhos, pais e cuidadores ainda na primeira infância. Na visão de Paula, se a criança crescer com segurança e amor, será um jovem e adulto capaz de enfrentar a vida e contribuir com a sociedade, portanto, o ACT se faz necessário.
“Consigo ver pelo olhar dos formandos que todos foram tocados pelo programa. Estamos levando o ACT para as mais variadas áreas, como escolas, o presídio e aqui, no Case, pois queremos transformar a sociedade e torná-la não violenta e acolhedora, oferecendo oportunidades, para que se possa viver em paz. O Pacto acredita na capacidade de transformação do ser humano”, afirmou.
A prefeita recebeu, ainda, uma homenagem dos formandos e cartas escritas por eles durante as atividades do programa, que se tornaram um projeto intitulado “Cartas da Paz”. Nas declarações, os jovens destacaram o carinho e afeto com os quais foram tratados pelos profissionais, e contaram que, no lugar da raiva que eles costumavam sentir, tomou conta o autocontrole e a vontade de mudar e se tornar referência para seus filhos. Além da relação com os filhos ter mudado, os socioeducandos fortaleceram seus vínculos com seus pais.
Para a coordenadora da política pública e diretora de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Alicéia Ceciliano, “o ACT tem mudado muitas vidas. A cada encontro, foi possível ver a emoção e certeza de que eles estavam no caminho certo”. As atividades foram ministradas por Alicéia e pela facilitadora da Prefeitura, a psicóloga Samanta Rodrigues.
A diretora da unidade regional do Case, Daiane Dias, também defendeu a essencialidade do Pacto no que tange ao fortalecimento do processo de humanização dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação, a fim de entregar cidadãos melhores para a sociedade. Ela agradeceu o Município pela oportunidade de inserção do ACT no local.
Também participaram da cerimônia a responsável pela 5ª Delegacia Penitenciária Regional (5ª DPR), Deisy Vergara, a juíza da Infância e Juventude, Alessandra Couto de Oliveira, o vereador Marcos Ferreira - Marcola (PTB) e os secretários municipais de Educação e Desporto (Smed), Adriane Silveira, e de Segurança Pública, José Apodi Dourado.