Quatro guardas municipais integram o grupamento inicial que irá atuar no enfrentamento à violência contra a mulher e no acolhimento de vítimas
Por Marina Amaral 09-03-2022 | 12:18:11
Teve início, nesta quarta-feira (9), a formação de agentes da Guarda Municipal (GM) que irão atuar na Patrulha Maria da Penha (PMP) em Pelotas. A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a abertura do curso. A iniciativa busca qualificar profissionais que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher e no acolhimento de vítimas.
“É muito simbólico começar essa importante formação na Semana da Mulher, embalados pelo significado histórico desse dia e da mobilização da prevenção da violência contra a mulher. Nossa rede de proteção vem se inserir em um cenário muito rico, que já tem muitos trabalhos e ações do Poder Público e de tantas instituições que se dedicam à causa de proteção e emancipação feminina. Agora, a prefeitura completa e reforça essa luta com a Patrulha Maria da Penha”, frisou Paula.
A unidade vai atuar de segunda a sexta-feira, em sistema de visitas às vítimas e rondas periódicas, bem como ministrar palestras nas escolas da rede municipal de ensino sobre a legislação e as formas de violência e proteção à mulher em situação de violência doméstica e familiar.
Os guardas Edemar Ossanes, Lilian Linhares, Paulo Renato Fagundes e Liane Correa integram a primeira equipe de agentes da PMP. A formação começou com a palestra do promotor de Justiça Décio Silveira da Mota, que apresentou os aspectos jurídicos da Lei Maria da Penha. Além da parte legal, também serão abordados aspectos psicológicos.
“Esperamos poder colaborar com a rede de proteção à mulher, junto à Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar, por meio dessas ações. Vai ser um ganho para a população e para o Município”, afirmou o secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado.
Estiveram presentes no evento os comandantes do 4° Batalhão de Polícia Militar, major Paulo Renato Scherdien, e da Guarda Municipal, Igor Dufau Bretanha, além da diretora de prevenção da SSP, Alicéia Ceciliano, da coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, e das responsáveis pelo Centro de Referência da Mulher, Paola Fernandes, e pelas Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Assistência Social, Manoela Rodrigues.