De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nova ocorrência foi contraída fora de Pelotas. Vacina contra a doença começa a ser aplicada depois do Carnaval

Município registra segundo caso de dengue este ano

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nova ocorrência foi contraída fora de Pelotas. Vacina contra a doença começa a ser aplicada depois do Carnaval

Por Roberto Ribeiro 11-02-2026 | 16:44:59
Tags: SUS , Combate à dengue , Redução de casos

Pelotas registra o segundo caso de dengue em 2026. De acordo com o setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a nova ocorrência é “importada” - o paciente contraiu a doença fora dos limites do município. Dos dois casos até agora, um foi adquirido em Pelotas. 

A SMS recebeu 55 notificações de casos suspeitos - 44 em janeiro e 11 nos primeiros dez dias deste mês. Dessas, 50 são de residentes em Pelotas e cinco de moradores em outros municípios. Foram descartados 37 casos. Outros 17 estão sob investigação. Não há registro de hospitalização com diagnóstico da doença. 

Agente de combate à endemia da Secretaria Municipal de Saúde aplica inseticida no pátio de uma residência no bairro Fragata, zona oeste de Pelotas (Fotos: Secretaria Municipal de Saúde/Divulgação)

Em 2025, sob a campanha “Deu pra ti - aqui a dengue não se cria”, a Prefeitura, em uma ação integrada entre as secretarias da Saúde, Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) e Comunicação (Secom), reduziu em mais de 90% os casos de dengue na comparação com 2024. A campanha envolve atividades como mutirão de limpeza urbana e recolhimento de entulhos, visita às residências e empresas por agentes de combate às endemias e um carro de som contratado pela SMS circula durante dois dias seguidos no território onde a força de trabalho irá atuar para orientar a população a descartar na frente dos imóveis todo o tipo de material inservível capaz de acumular água.

Paralelamente, de segunda-feira a sábado, os agentes de combate às endemias aplicam inseticidas como fludora e cielo em locais onde são detectadas larvas do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue. Ambos são recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e não oferecem risco à saúde humana. Nesta semana, os agentes estiveram no bairro Fragata e em localidades como Cohab Fragata, Guabiroba e Santa Terezinha (zona norte).  

Vacina

Equipes da SMS começam a aplicar a vacina contra a dengue em crianças e adolescentes entre dez e 14 anos depois do Carnaval. As 2,8 mil doses solicitadas ao governo do Estado chegaram na terça-feira (10) em Pelotas. Foram pedidas 5,6 mil pelo município. As enfermeiras e técnicas de enfermagem responsáveis pela aplicação passam nesta quarta (11) e quinta-feira (12), na UCPel, por capacitação para seguir as normas técnicas recomendadas. Neste momento, os 22 mil profissionais de saúde do município não serão contemplados com a vacina. 

Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)