Plano voltado a crianças, que vai envolver todas as pastas da Administração, foi apresentado ao secretariado pela prefeita Paula nesta quinta-feira
Por Marina Amaral 05-08-2022 | 10:40:04
A prefeita Paula Mascarenhas apresentou, nessa quinta-feira (4), um plano municipal voltado à Primeira Infância a todo o secretariado durante uma reunião no Paço Municipal. O conjunto de ações vai envolver todas as pastas da Administração, tornando-se uma política transversal.
Paula retornou, nessa segunda-feira (1), da formação internacional, realizada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, sobre políticas públicas para a Primeira Infância, articulada pela Fundação Bernard van Leer, Pórtico e Maria Souto Vidigal. A troca de experiências com outros gestores e o aprendizado sobre a temática com profissionais serviram para que a política pública voltada à Primeira Infância em Pelotas ganhasse novas ideias, com intuito de ser fortalecida e ampliada.
“É um pacto que nasce do Pacto Pelotas pela Paz, o qual também necessita de ênfase e determinação de todas as equipes. Todas as pastas têm algo a fazer. Estou convencida de que precisamos cuidar das crianças antes de qualquer coisa, e cabe ao governo municipal colaborar para que todas as pessoas possam se realizar de alguma forma. Precisamos proteger e estimular nossas crianças e seus cuidadores”, afirmou a prefeita.
Cidades boas para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores são boas para todo mundo. A partir das ideias difundidas pelo Urban95, iniciativa que integra o Pacto Pelotas pela Paz, a cidade será construída considerando bebês, crianças pequenas e cuidadores, os quais serão respeitados e ganharão apoio e cuidado. Além disso, famílias em situação de vulnerabilidade também vão receber o apoio que precisam para prosperarem.
Para isso, todos os setores do Município vão trabalhar junto à comunidade, a fim de criar espaços públicos, locais e ruas pensadas para esse público-alvo, tendo em vista seus desejos e suas características físicas, por exemplo, como a altura de uma criança. Todas as decisões tomadas para a cidade, conforme ressaltou a chefe do Executivo pelotense, levarão em conta a primeira infância.
Cabe ao Poder Público garantir saúde materno infantil e condições de nutrição. Também é necessário prover educação, oferecer oportunidades de emprego e propiciar espaços públicos, lazer e cultura. As ações também envolvem, dentre vários aspectos, mobilidade urbana e infraestrutura, saneamento básico, assistência social e moradia e saneamento básico, com ar puro, água limpa e natureza, além de combate à violência.
A prefeita também expôs áreas a serem trabalhadas de forma prioritária nesta política pública. Foram apresentados projetos que já estão em andamento e poderão servidor de referência para a criação de outras ações voltadas à temática, como o Mãe Pelotense, programa que existe desde 2013 no município, o Famílias Acolhedoras e a Escola de Mães e Avós, que não está sendo executado no momento, mas vai retornar à atividade.