Sessenta alunos estão envolvidos nas atividades previstas para oito encontros, com foco no fortalecimento do comportamento empreendedor do público jovem, oferecendo capacitações e oportunidades de emprego
Por Marina Amaral 06-09-2022 | 11:49:25
O programa Start, estratégia que integra o eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz, pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), deu início a uma nova turma com 60 alunos. O primeiro encontro foi na quinta-feira (31), e a Aula Um transcorreu nessa segunda-feira (5), na Faculdade Anhanguera, instituição parceira da iniciativa, executada desde 2018 pelo Município, com objetivo de fortalecer o comportamento empreendedor no público jovem como uma habilidade de transformação social.
As atividades serão desenvolvidas nas segundas-feiras, das 14h às 16h30min, na Anhanguera, conforme explicou o coordenador do Start, Pablo Salomão. Serão oito encontros, cada um com uma temática: “Quem é você?”, “Descobrindo meu eu empreendedor”, “Posicionando-me para o mundo”, “É hora de mudar o mundo”, “Agir local, pensar global”, “Mão na massa”, e “Hora do pitch”. Após ministradas as aulas, haverá uma formatura.
Os estudantes vão elaborar projeto final - o pitch -, com uma ideia com impacto social, que será apresentado para as empresas e instituições parceiras do programa, dando continuidade à formação e podendo ser desenvolvido. Foram 172 jovens inscritos para essa edição. A iniciativa já envolveu, em quatro anos, 605 participantes. Desses, 434 se formaram e 200 conseguiram um emprego.
O Start é executado pela Sdeti em parceria com a 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE), e conta com mais de 30 parceiros. Além de oportunidades de emprego e capacitação de pelotenses para o mercado de trabalho, o programa visa à abertura de espaços focando no desenvolvimento e no crescimento social dos jovens longe da violência.