Efetivos das forças de segurança pública deflagraram ação para fiscalizar e coibir a comercialização de materiais que possam ser resultado de crimes
23-06-2022 | 16:44:03
As instituições de segurança pública, de fiscalização e de secretarias da Prefeitura de Pelotas, deram início nesta quinta-feira (23), em uma operação para combater o comércio de materiais, como hidrantes e fios elétricos, que possam ser resultado de furto ou roubo. Para isso, os setores de Inteligência das forças policiais estabeleceram pontos críticos para serem vistoriados, tendo por base as informações registradas pelo Observatório de Segurança Pública do Município. A ações seguem nos próximos dias e fazem parte das estratégias do Pacto Pelotas pela Paz.
Os trabalhos iniciaram às 13h, com reunião no 4º Batalhão de Polícia Militar, de onde os efetivos partiram. Em seguida, os agentes percorreram estabelecimentos situados no centro da cidade e no Simões Lopes. A operação segue até o início da noite.
Conforme explicou o secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado, o trabalho iniciado nesta quinta-feira visa atuar em depósitos e locais de arrecadação de material para reciclagem, a fim de combater a receptação do furto de fios, hidrômetros e metais. “Temos registrado crescimento desse tipo de furto em algumas regiões da cidade, e deflagramos essa operação para atuar diretamente nessas situações”, esclarece Dourado.
Notificações do Observatório dão conta de que áreas das Três Vendas e do São Gonçalo tem registrado aumento nesses tipos de crime, e os órgãos envolvidos na zeladoria da cidade tem precisado fazer substituições com frequência em locais recém requalificados, como a iluminação dos acessos da cidade, por exemplo, que tem sofrido com a ação dos vândalos. Com essa operação, as forças de segurança vão trabalhar para inibir esse tipo de prática.
Além das secretarias de Segurança Pública, de Qualidade Ambiental, de Transporte e Trânsito, e Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, e do Sanep, também integram a força de trabalho agentes da Polícia Civil, Brigada Militar, Patrulha Ambiental da BM, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e funcionários da CEEE Equatorial.