Guarnições fazem suas primeiras operações desde a regulamentação da nova Lei de Perturbação do Sossego e STT promove conscientização no trânsito.
Por João Pedro Macedo 28-08-2023 | 17:41:23
Durante o final de semana, as Operações Integradas, articulação conjunta da Prefeitura de Pelotas, que reúne as forças de segurança e órgãos de fiscalização do Município, realizaram a primeira atividade, no período da madrugada, desde a regulamentação da nova Lei de Perturbação do Sossego, além de ação educativa sobre segurança no trânsito junto com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A operação conjunta iniciou-se por volta da 1h40min e se estendeu até as 5h nas avenidas Bento Gonçalves e Pinheiro Machado, enquanto a atividade educativa ocorreu no Altar da Pátria, no parque Dom Antônio Zattera, das 21h até as 23h30min.
Com 11 agentes de Trânsito, seis guardas municipais e 16 profissionais da Brigada Militar, a operação resultou na abordagem de 120 pessoas, na fiscalização de 13 veículos e notificação de 12. Foram, ainda, emitidos 20 autos de infrações de trânsito e cinco veículos acabaram recolhidos para o depósito. Também foi registrada uma recusa de teste de etilômetro.
Devido à falta de movimento na avenida Bento Gonçalves, a equipe de inteligência do 4° Batalhão da Polícia Militar (BPM) foi direcionada para a avenida Pinheiro Machado, em razão da corrida clandestina de motocicletas e uso de som automotivo. As irregularidades foram comprovadas e os envolvidos abordados e notificados.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, José Apodi Dourado, esses resultados já correspondem às mudanças referentes à nova Lei de perturbação no Município. "O público noturno tem aderido à nova legislação. Na região da rua Gonçalves Chaves, por exemplo, os bares têm respeitado o decreto, fechando à meia-noite todos os dias. Na avenida Bento Gonçalves, não houve perturbação ou aglomeração na noite de sábado", disse.
Outro evento, com o intuito de chamar a atenção para o trânsito, foi realizado pelo Samu e pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (STT) no sábado (26) à noite. O objetivo foi conscientizar os cidadãos, em relação aos acidentes de trânsito envolvendo motoristas embriagados. Aproximadamente 200 veículos foram abordados e receberam materiais educativos referentes às boas práticas no trânsito. Além disso, a STT levou óculos simulador de embriaguez para que os condutores percebessem o quão perigoso é a condução sob efeito de álcool, e a empresa Triauto Proteção Veicular acompanhou a atividade com um veículo acidentado em cima de um guincho.
A coordenadora do Samu, Sabrina Lima, destacou a importância da realização do evento. “Nós do Samu ficamos muito contentes com o resultado obtido. A população abordada aceitou muito bem a atividade e os agentes de Trânsito nos informaram que uma blitz de veículos, prevista para ocorrer na avenida, não foi necessária, pois nossa ação inibiu o movimento. Essa parceria com a STT é crucial para promover a conscientização a respeito da importância do trânsito seguro e orientar as pessoas sobre como agir, em situações de emergência, acionando o Samu corretamente. A educação é a chave para prevenir acidentes e salvar vidas.” afirmou.
Com 20 profissionais do Samu e dois da STT, a blitz simbolizou o fim da campanha do Samu em alusão aos 18 anos da sua criação. A comemoração contou com quatro ações distribuídas pelo Centro de Pelotas, Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Mariana Eufrásia e o auditório do Senac.