Monitoramento intensificou fiscalização e o cumprimento da lei do sossego público
Por César Soares 01-07-2024 | 16:33:02
A intensificação dos trabalhos das Operações Integradas em junho, após período da crise climática, resultou em 1.052 abordagens a pessoas e 901 a veículos em diversos pontos da cidade. Os números são bastante expressivos e refletem o empenho das forças de segurança do Município na manutenção e cumprimento da Lei 7.199/2023 que estabelece normas de preservação e garantia do sossego público.
A segunda quinzena do mês foi fechada neste domingo (30) com 334 abordagens a pessoas. O restante, 718, foram realizadas na primeira metade do mês. De acordo com o supervisor operacional da Guarda, o GM Lemes, esse número expressivo no começo de junho ocorreu devido à retomada das ações. "Nas duas primeiras semanas de junho, após as enchentes de maio, as operações foram intensificadas, com a concentração das ações na questão das aglomerações e perturbações na avenida Salgado Filho e Duque de Caxias", explicou o GM.
Neste período, entre veículos fiscalizados e recolhidos por irregularidades, foram 934 registros pelas equipes da Brigada Militar e Secretaria de Trânsito. "Temos feito as ações nas quartas e fins de semana na região da UCPel e também em outros pontos, como as avenidas Salgado Filho, Bento Gonçalves e Porto, com efetivos expressivos para evitar irregularidades, infrações, assegurar o sossego público conforme a lei, melhorando o ambiente e o entorno destes locais para todos", pontuou o secretário de Trânsito, Flávio Al Alam.
Conforme a secretária de Segurança Pública, Cíntia Aires, os dados coletados pelo Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social de Pelotas são positivos em todos os índices monitorados pelo órgão, com destaque para o roubo a estabelecimento comercial e financeiro, com queda de 60%, e furto de veículo, com redução de 59% em relação aos últimos quatro anos. "As ações de policiamento preventivo têm sido efetivas e têm tido um resultado positivo nos dados, mostrando que todos os indicadores criminais estão abaixo do comparativo com os anos anteriores", salientou Cíntia.
O monitoramento dos locais considerados mais críticos em termos de descumprimento da legislação dentro do planejamento da Operação Integrada ocorre semanalmente, por meio de uma força-tarefa e da união de diferentes instituições de segurança e fiscalização do município, que fazem parte do Pacto Pelotas pela Paz: Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, agentes de Trânsito e fiscais da Prefeitura.
Nesse último final de semana de junho um incidente grave em frente a uma casa noturna na área central resultou na morte de duas pessoas. Um veículo parou em frente ao local e disparou vários tiros, deixando cinco pessoas feridas: um integrante de um grupo musical e uma jovem não resistiram aos ferimentos. As equipes da Operação Integrada já haviam passado pelo local no começo das ações e no momento estavam na região do Fragata, atendendo ocorrência de perturbação de sossego. Tão logo foram informadas do ocorrido, deslocaram-se imediatamente para o local. Enquanto policiais civis faziam o atendimento no local, agentes da GM realizaram buscas na região.
Primeira quinzena
• Pessoas abordadas: 718
• Veículos fiscalizados: 585
• Veículos recolhidos: 18 (seis por embriaguez)
• Veículos autuados: 77
Segunda quinzena
• Pessoas abordadas: 334
• Veículos fiscalizados: 316
• Veículos recolhidos: 15
• Veículos autuados: 42