Prefeita recepciona comitiva de Francisco Morato, que está na cidade para conhecer as ações da política pública de segurança implantada pela Prefeitura
Por César Soares 26-01-2022 | 14:03:52
As estratégias e os resultados obtidos na segurança pública por meio do Pacto Pelotas pela Paz seguem despertando o interesse de gestores de diferentes regiões do país. Nesta quarta-feira (26), a prefeita Paula Mascarenhas recebeu uma comitiva da cidade paulista de Francisco Morato, região metropolitana de São Paulo, no Paço Municipal. Os visitantes estão na cidade para buscar informações detalhadas da política pública implantada no Município.
O grupo formado pelo vice-prefeito Ildo Gusmão (PSDB), pela coordenadora de Gabinete, Michele Zanini, e pelo responsável pelo planejamento estratégico da área de segurança e tecnologia da informação, Rodrigo Campos, recebeu as boas-vindas da gestora pelotense e acompanharam uma apresentação das novas concepções de segurança pública, organização, funcionamento e resultados do Pacto.
"Fico muito feliz, pois esse é um dos objetivos, estimular prefeitos a se voltarem ao tema da segurança pública. Acredito muito que essa deve ser uma política pública também municipal e que o trabalho integrado traz resultados muito mais efetivos. Fico feliz porque Pelotas está se tornando referência neste tema no país, o que nos dá ainda mais responsabilidade para seguirmos com os nossos trabalhos e projetos", disse Paula.
Conforme o vice-prefeito, a cidade de Francisco Morato, de 177 mil habitantes, passa por algumas readequações, inclusive na área da segurança pública. Como a prefeita da cidade paulista, Renata Sene (Republicanos), que integra a Frente Nacional de Prefeitos, conheceu a iniciativa de Pelotas, a comitiva veio a Pelotas em busca de mais informações. "Tínhamos esse desejo de vir até aqui conhecer de perto essa experiência para que possamos introduzir boas práticas também na nossa cidade, e o projeto é maravilhoso, não somente pelo que já conhecemos de planejamento, estruturação e índices, mas porque ao conversar com a população nas ruas, motoristas de aplicativo, no hotel, há um sentimento de mais segurança na cidade", avaliou Gusmão.
Os representantes de Francisco Morato ficam na cidade até a próxima sexta-feira (28), período em que acompanharão uma intensa agenda de visitações e imersão junto às práticas e ações desenvolvidas pelo Pacto Pelotas pela Paz e os seus mais diversos projetos. No ano passado as cidades de Caxias do Sul e Sobral, também já fizeram atividades semelhantes com encontros e reuniões para conhecerem mais detalhadamente o Pacto Pelotas pela Paz.
Participaram da visita o secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado, a assessora especial e coordenadora do Pacto, Aline Crochemore, o assessor especial de Projeto, Luis Van der Lan, o comandante da Guarda Municipal, Igor Bretanha, e a coordenadora do Observatório de Segurança, Cintia Aires.