Escuta de crianças na Emei Nelson Abott de Freitas, no território Bom Jesus, faz parte do projeto voltado ao bem-estar de crianças de zero a seis anos que integra o Pacto Pelotas pela Paz
Por Marina Amaral 25-05-2022 | 18:03:37
A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, nesta quarta-feira (25), a escuta das crianças na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Nelson Abott de Freitas, ação do Rotas da Primeira Infância, que integra o eixo de Urbanismo do Pacto Pelotas pela Paz e é desenvolvida pela Rede Urban95. A iniciativa é uma nova fase do projeto voltado à primeira infância, que também envolveu as equipes intersetoriais no território Bom Jesus, no bairro Areal, suas famílias e cuidadores.
A primeira interação entre os profissionais e os pequenos foi na segunda-feira (23), sendo sete alunos participantes. A etapa de escuta é considerada fundamental, pois, a partir dela será possível detectar o que crianças de zero a seis anos e seus cuidadores desejam inserir na cidade, principalmente no entorno dos locais mais frequentados, como educandários, a fim de torná-la mais acolhedora. “Adorei conhecer as crianças e acompanhar a atividade. O Rotas da Primeira Infância é um projeto maravilhoso e que nos deixa muito empolgado”, afirmou a gestora municipal.
Foram feitas perguntas sobre o que as crianças gostam de fazer, onde costumam brincar e como se deslocam até à escola. De acordo com a coordenadora do Urban95 em Pelotas, a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Carmem Vera Roig, também está sendo monitorado o entorno da Emei Nelson Abott de Freitas, a fim de entender quantas pessoas passam pelo local, se vão de carro, bicicleta ou a pé, por exemplo, e, assim, construir uma nova realidade.
A ação está sendo organizada com apoio do Estúdio+1, que acompanhou a atividade nesta quarta-feira. Os projetos de intervenção urbana vão buscar incluir a perspectiva desse público nos espaços, com elementos incluem calçadas acessíveis e lúdicas, arborização, travessias seguras, alargamentos dos passeios, com mobiliário, paisagismo, elementos lúdicos e pedagógicos nos pisos e muros, além de micro parque, dentre outros.
Além da titular da SGCMU, acompanharam a escuta a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, e a chefe de Gabinete, Kelli Baum.
Após a atividade com as crianças, a prefeita se reuniu com representantes do Estúdio+1 nas dependências da escola. Os arquitetos e urbanistas da empresa destacaram que Pelotas é uma cidade promissora e é essencial dar continuidade ao projeto das rotas destinadas à primeira infância, a fim de tornar uma política pública, além de expandir para outras secretarias junto da SGCMU e promover a integração entre pastas, para que todos pensem no bem dos pequenos e cuidadores. A construção de projetos e ideias para o futuro foram debatidos durante o encontro.