ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Paula acompanha ação do projeto Rotas da Primeira Infância

Escuta de crianças na Emei Nelson Abott de Freitas, no território Bom Jesus, faz parte do projeto voltado ao bem-estar de crianças de zero a seis anos que integra o Pacto Pelotas pela Paz

Por Marina Amaral 25-05-2022 | 18:03:37

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, nesta quarta-feira (25), a escuta das crianças na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Nelson Abott de Freitas, ação do Rotas da Primeira Infância, que integra o eixo de Urbanismo do Pacto Pelotas pela Paz e é desenvolvida pela Rede Urban95. A iniciativa é uma nova fase do projeto voltado à primeira infância, que também envolveu as equipes intersetoriais no território Bom Jesus, no bairro Areal, suas famílias e cuidadores.

A primeira interação entre os profissionais e os pequenos foi na segunda-feira (23), sendo sete alunos participantes. A etapa de escuta é considerada fundamental, pois, a partir dela será possível detectar o que crianças de zero a seis anos e seus cuidadores desejam inserir na cidade, principalmente no entorno dos locais mais frequentados, como educandários, a fim de torná-la mais acolhedora. “Adorei conhecer as crianças e acompanhar a atividade. O Rotas da Primeira Infância é um projeto maravilhoso e que nos deixa muito empolgado”, afirmou a gestora municipal.

Etapa de escuta das crianças é considerada fundamental para o projeto - Fotos: Michel Corvello

Foram feitas perguntas sobre o que as crianças gostam de fazer, onde costumam brincar e como se deslocam até à escola. De acordo com a coordenadora do Urban95 em Pelotas, a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Carmem Vera Roig, também está sendo monitorado o entorno da Emei Nelson Abott de Freitas, a fim de entender quantas pessoas passam pelo local, se vão de carro, bicicleta ou a pé, por exemplo, e, assim, construir uma nova realidade. 

A ação está sendo organizada com apoio do Estúdio+1, que acompanhou a atividade nesta quarta-feira. Os projetos de intervenção urbana vão buscar incluir a perspectiva desse público nos espaços, com elementos incluem calçadas acessíveis e lúdicas, arborização, travessias seguras, alargamentos dos passeios, com mobiliário, paisagismo, elementos lúdicos e pedagógicos nos pisos e muros, além de micro parque, dentre outros.

Além da titular da SGCMU, acompanharam a escuta a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, e a chefe de Gabinete, Kelli Baum. 

Reunião com Estúdio +1

Após a atividade com as crianças, a prefeita se reuniu com representantes do Estúdio+1 nas dependências da escola. Os arquitetos e urbanistas da empresa destacaram que Pelotas é uma cidade promissora e é essencial dar continuidade ao projeto das rotas destinadas à primeira infância, a fim de tornar uma política pública, além de expandir para outras secretarias junto da SGCMU e promover a integração entre pastas, para que todos pensem no bem dos pequenos e cuidadores. A construção de projetos e ideias para o futuro foram debatidos durante o encontro.

Tags

rotas da primeira infância, urban95, estúdio+1, escutas, emei nelson abott

Carregando 0%
Carregando 0%