Na cerimônia, 33 servidores receberam certificado para atuar com a metodologia de Círculos de Construção da Paz, estratégia que integra o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz
Por Marina Amaral 08-09-2022 | 16:44:04
A prefeita Paula Mascarenhas participou, nesta quinta-feira (8), no Salão Nobre do Paço Municipal, da cerimônia de formatura de 33 novos facilitadores da Justiça Restaurativa, projeto que integra o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz. Os servidores agora estão aptos para atuar com a metodologia de Círculos de Construção da Paz, sendo 25 formandos da Secretaria de Educação e Desporto e oito de outras pastas, como Assistência Social, Saúde e Cultura, além do Sanep.
A prática de Círculos de Construção da Paz consiste na abordagem para prevenção e resolução de conflitos, aliado ao fortalecimento de vínculos através do diálogo estruturado em um ambiente acolhedor e seguro. No primeiro semestre de 2022, foram ofertadas mais de 50 ações com 952 participantes. Com a capacitação de novos facilitadores, a expectativa é que se contribua para instaurar ainda mais a cultura de paz e redução à violência e evasão escolar.
“É a partir desse conceito de construção de relações humanas mais afetivas e respeitosas, que vamos construir a paz. A queda da criminalidade registrada em Pelotas se dá muito pelas políticas de redução à violência e, dentro delas, estão os Círculos de Construção da Paz, que começaram nas escolas e já ganharam outros territórios fundamentais, como a assistência social, cultura e saúde. Parabéns a vocês que ajudam a transformar muitas vidas para melhor”, destacou a prefeita.
A meta do Município é que todas as escolas tenham, no mínimo, uma dupla de servidores habilitados como facilitadores da metodologia. Além disso, existe uma proposta de realização mensal dos Círculos com os profissionais da Educação.
Também prestigiaram o ato o juiz de Direito e coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania de Pelotas e idealizador da Justiça Restaurativa na cidade, Marcelo Malizia Cabral, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, a coordenadora geral do Pacto na área da Educação, Jaqueline Silveira, os coordenadores do Justiça Restaurativa, Dionata Lopes e Jussara Cruz - que também é instrutora do projeto.