Além da reunião com apresentações em Genebra, a prefeita reuniu-se com a primeira-dama de Palmira, cidade da Colômbia que também executa um programa de segurança pública, para viabilizar um convênio entre os dois municípios
Por Marina Amaral 13-09-2022 | 15:49:50
A segunda reunião da Halving Global Violence Task Force (Força Tarefa para Redução da Violência Global pela Metade), evento no qual a prefeita Paula Mascarenhas foi convidada a apresentar o Pacto Pelotas pela Paz, em Genebra, na Suíça, foi finalizado nesta terça-feira (13). O dia foi marcado por mais um encontro entre os participantes, com apresentações.
A chefe do Executivo pelotense reuniu-se com Daniela Reina, primeira-dama de Palmira, localizada na Colômbia. O município, assim como Pelotas, possui cerca de 350 mil habitantes e também possui um programa de segurança pública, coordenado por Daniela, inserido dentro do movimento Peace in Our Cities, rede do qual o evento faz parte.
A partir da similaridade no que tange à dedicação à redução dos índices de violência e criminalidade - Palmira conseguiu diminuir os homicídios em 60% -, foi levantada a possibilidade de uma parceria. “A nossa ideia é fazer uma irmandade entre as duas cidades, Pelotas e Palmira, para podermos viabilizar convênios e trocar experiências sobre nossos projetos de segurança pública”, explicou a prefeita.
Paula foi a única prefeita convidada a expor uma experiência municipal no evento, organizado pelo Pathfinders’ Movement to Halve Global Violence (Movimento dos Desbravadores para Reduzir a Violência Global pela Metade). A política pública pelotense e a redução dos índices criminais fruto das ações e projetos que a integram foram explanados na atividade de segunda-feira (12).