Consórcio de Inspeção de Produtos de Origem Animal viabiliza comercialização da produção dos 147 empreendimentos em atividade nos 23 municípios da Zona Sul
Por João Pedro Macedo 03-12-2024 | 17:21:30
A prefeita de Pelotas e presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Paula Mascarenhas, anunciou o lançamento do Consórcio Regional de Inspeção de Produtos de Origem Animal, na tarde desta terça-feira (3), na sede da instituição. O Consórcio viabiliza a abertura de mercado para a produção das 147 agroindústrias instaladas nos 23 municípios que integram a Azonasul, sendo um coordenador e catalisador das ações de cada Sistema Municipal de Inspeção (SIM) da região.
As agroindústrias que só tinham liberação para vender seus produtos dentro dos municípios onde estão estabelecidas podem comercializar em toda a região, o que representa o mercado consumidor de aproximadamente 800 mil pessoas. "Isso irá fortalecer a economia regional. Com o Consórcio, temos potencial ilimitado, que pode abrir novos horizontes de processos administrativos e impactos na economia regional, criando novas possibilidades de geração de emprego, ampliação das nossas agroindústrias, além de ser o primeiro passo para comercializarmos com o país inteiro", disse Paula.
A meta do Consórcio é dobrar o número de 147 agroindústrias na região, para que, futuramente, com o credenciamento das empresas no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários (Sisbi), esses empreendimentos possam distribuir seus produtos por todo o Brasil. Pelotas, atualmente, conta com 34 agroindústrias. Dessas, 12 têm permissão para comercializar no Estado.
O proprietário do Frigorífico Bergmann, Elias Bergmann, estabelecido na zona norte de Pelotas, falou sobre o impacto do Consórcio no seu negócio. "Aguardo essa notícia há vários anos, pois temos uma capacidade boa de produção que estava restrita somente a nossa cidade. Agora, é possível ampliar nosso mercado para 23 municípios, podemos dobrar a produção", afirmou.
Também estavam presentes o prefeito de Turuçu e presidente do Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), Ivan Scherdien, o prefeito de Pedro Osório, Moacir Otílio Alves (Chola) e o de Canguçu, Marcus Vinicius Pegoraro, o secretário de Agricultura do Rio Grande e coordenador do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) Sul, Bercílio Silva, o gerente da Regional Sul na Sebrae RS, Ciro Vives, o gerente regional da Emater/RS, Ronaldo Maciel, e representantes do Ministério da Agricultura e Embrapa.