Prefeita expôs trabalho realizado, nos últimos quatro anos, para redução dos índices de criminalidade, durante curso sobre Segurança Pública e Prevenção à Violência Baseada em Evidências nos Municípios
12-03-2021 | 16:08:09
"A intenção coletiva, baseada nas evidências científicas, foi o que gerou os bons resultados". Assim, a prefeita Paula Mascarenhas abriu sua participação no curso sobre Segurança Pública e Prevenção à Violência Baseada em Evidências nos Municípios na manhã desta sexta-feira (12). Durante o evento on-line, promovido pelo Instituto Cidade Segura, a gestora municipal apresentou o trabalho e os resultados obtidos por Pelotas após a implantação do Pacto Pelotas pela Paz.
Paula falou sobre a responsabilidade dos municípios na área da segurança e sobre a importância do envolvimento coletivo para a criação de uma política pública como o Pacto. A gestora frisou que estratégias que integram o Pacto só dão certo porque existe a apropriação da sociedade.
"Um plano de segurança pública deve ser um projeto de Estado e não de governo. O município, como um todo, deve se apropriar dele para que tenha continuidade", disse ao explicar que o Pacto foi, desde o início, apresentado aos servidores de carreira da Prefeitura, para que se tornassem os responsáveis pela 'salvaguarda' da iniciativa, ou seja, garantissem a continuidade.
Logo em seguida, apresentou os eixos que alicerçam os projetos, destacando as áreas de policiamento e justiça de e prevenção social. O Observatório de Segurança Pública, como o detentor dos dados que ajudam a construir as ações baseadas em evidências, assim como as Operações Integradas, que se tornaram rotineiras durante a pandemia, também foram salientados como estratégias que garantem os bons resultados na política pública.
O eixo de prevenção, que inclui programas como a Justiça Restaurativa, Infância Protegida, Cada Jovem Conta e o ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros, foram apresentados como inciativas que colaboram para a mudança de comportamento e, consequentemente, para a redução dos índices de violência no Município. Paula salientou que todas as ações desenvolvidas têm como princípio as pesquisas científicas.
"Como a gente busca trabalhar com evidência científica, e nunca foi tão importante no Brasil quanto neste momento, onde a Ciência diz que há risco de violência, lá nos estaremos desenvolvendo um projeto", relatou ao frisar a importância da escola nesse contexto.
A redução em 70% dos crimes contra a vida, entre 2017 e 2020, foi um dos índices destacados pela chefe do Executivo ao apresentar os resultados do Pacto Pelotas pela Paz. Paula salientou que a queda dos homicídios é resultado da estratégia de discussão focada, em que as evidências e a ação do Judiciário junto aos criminosos foram essenciais.
"O nosso desafio é manter ao longo do tempo. Daqui a 20 anos, que a gente possa estar ao lado das cidades que também reduziram a violência, com políticas como o Pacto (Nova Iorque, Medelin, Bogotá) com esses índices decrescentes. Por isso, o desafio não é do governo, é do Município como um todo, da sociedade", concluiu.