ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Pelotas está agora a menos de 2h de São Paulo

Voo direto entre a maior cidade do sul gaúcho e o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, começou a ser operado pela companhia Gol nesta segunda-feira

Por César Soares 18-01-2022 | 11:01:29

A cidade de Pelotas e a região sul alçaram um importante voo rumo ao desenvolvimento econômico, turístico e a novas oportunidades. Nesta segunda-feira (17), teve início a linha aérea direta entre o Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto de Pelotas e de Guarulhos, em São Paulo. No ato que marcou a chegada e a partida do inédito voo, a prefeita Paula Mascarenhas cortou a fita inaugural dando as boas-vindas à nova operação conduzida pela companhia Gol.

Prefeita oficializa início de voos entre Pelotas e São Paulo. Fotos: Gustavo Vara.

Precisamente às 17h35min tocou o solo pelotense o Boeing 737/700, do voo G3 1222, com 138 passageiros a bordo, entre eles o governador Eduardo Leite e o diretor-presidente da Gol, Paulo Kakinoff. Na pista do aeroporto, após receber as autoridades, Paula salientou a importância deste novo momento para a cidade. 

"Nada pra mim foi tão concretamente simbólico quanto o pouso deste avião no nosso Aeroporto, trazendo o progresso e nos unindo ao centro econômico do país, ligando Pelotas ao Brasil e ao mundo. É preciso agradecer a confiança desta companhia aérea nas potencialidades dos municípios da nossa região. Esse investimento se faz, pois eles vislumbram aqui um futuro de prosperidade. Nós temos feito a nossa parte preparando a cidade, desburocratizando, com um ambiente propício ao negócio e acolhedora aos turistas", enfatizou a gestora, destacando ainda o apoio do governo do Estado que não mediu esforços para essa conquista.

Movimentação no aeroporto de Pelotas com o novo voo. Fotos: Rodrigo Chagas.

Na cerimônia, Eduardo Leite frisou que o trabalho começou em 2019 com os primeiros contatos com a companhia. "Avançamos com a política de aviação regional e os planos de incentivo através do ICMS sobre os combustíveis da aviação, mas não adiantaria a gente dar incentivo se a empresa não apostar e confiar. Que bom que a gente tem uma empresa como a Gol, apostando em novas rotas, e Pelotas, hoje, inaugura esse novo ciclo de expansão da aviação para o interior do Estado. Logo em seguida será Uruguaiana, Santo ngelo e Santa Maria", detalhou o governador.

Segundo o diretor-presidente da Gol, a data e a chegada a Pelotas são muito simbólicas. "A Gol está completando 21 anos no Brasil e, ao longo deste período, a empresa veio fazendo exatamente isso: desbravando o país e lançando novos destinos. Notícias como essa, oposta ao que vivemos nos últimos dois anos de fechamentos e restrições, tem um significado muito especial. Nestes 21 anos que celebramos hoje, é um enorme presente poder pousar nossa aeronave em Pelotas", destacou Kakinoff. 

Estreantes da linha

Os passageiros que estrearam a linha aérea destacaram as vantagens e facilidades com o acesso encurtado entre São Paulo e outros destinos com Pelotas. A empresária pelotense Pâmela Mendes não contava com essa novidade e para ela facilitou muito o deslocamento. "Redução de tempo, muito mais prático e já era hora de colocar Pelotas nessa rota de aviação, porque a cidade é um grande polo e muitas pessoas da região dependem disso", disse.

Voo G3 1222, da Gol, primeiro vindo direto do maior aeroporto do Brasil, o Governador André Franco Montouro, em Guarulhos/São Paulo, para Pelotas. Foto: Gustavo Vara.

Para o servidor público rio-grandino Cleber Teles a nova linha também foi bastante comemorada. "Muito interessante esse voo, porque eu viajo bastante, meus familiares são do Mato Grosso e antes eu tinha que ir até Porto Alegre e agora vai ficar mais fácil saírmos daqui pra Guarulhos e de lá direto para Cuiabá", detalhou.

Desembarcando no primeiro voo vindo de São Paulo a professora Pâmela de Lima, de Rio Grande, e que estava em Fortaleza, aprovou a novidade. "Foi maravilhoso! A gente levava 5h de viagem até Porto Alegre para pegar um voo. Descobri esse voo quando fui comprar a passagem de volta e achei muito bom mesmo", comemorou. 

Às 18h35min, a aeronave decolou rumo a Guarulhos, no voo direto G3 1223, primeiro da história partindo de Pelotas a um dos principais hubs da aviação no país.  

Também estiveram na cerimônia do voo inaugural, o vice-prefeito Idemar Barz, o vice-governador Ranolfo Vieira, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), a reitora da UFPel, Isabela Andrade, o deputado federal Daniel Trzeciak e o secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana.

Confira os dias e horários dos voos

De 19 a 26/03

Segundas, terças, quintas e sábados 

Partida de Pelotas às 6h - Chegada em Guarulhos às 7h50min

Segundas, quartas, sextas e domingos

Partida de Guarulhos às 22h50min - Chegada em Pelotas às 00h50min

A partir de 27/03

Segundas, quartas, sextas e domingos

Partida de Pelotas às 12h55min

Partida de Guarulhos às 10h15min

Tags

Voo inaugural, Pelotas /Guarulhos, Gol, primeiro voo, aeroporto internacional de Pelotas

Carregando 0%
Carregando 0%