Comunidade da Bom Jesus e Jardim Europa ganham espaço de lazer infantil interativo ao lado da caixa d'água da rua Mário Peiruque
Por Micael Carvalho 02-11-2022 | 16:15:16
Pelotas tem nova área pública transformada em espaço de convivência e lazer direcionado à primeira infância. A prefeita Paula Mascarenhas entregou aos moradores da Bom Jesus e Jardim Europa, no feriado desta quarta-feira (2), o primeiro Micro Parque construído dentro dos conceitos da rede Urban95, localizado ao lado da caixa d'água, no encontro das ruas Mário Peiruque e Boa Ventura Leite.
Repleto de cores, paisagismo e opções de brinquedos que valorizam a interação com o ambiente, o novo Micro Parque, instalado em um terreno de aproximadamente 1.300 metros quadrados, adota a concepção da Rede Urban95. A proposta busca transformar espaços públicos criando rotas e caminhos seguros, estimulantes ao desenvolvimento infantil, incentivando a interação e desemparedando a rotina dos pequenos.
“Esse era um espaço perdido na cidade, um terreno abandonado, onde o pessoal largava lixo. E hoje, felizmente, nós conseguimos transformar nessa beleza de parque para as crianças. O nosso foco atualmente é na primeira infância, olhando para as crianças e entendendo que elas precisam ser a prioridade de um governo. A gente quer uma cidade bonita, onde as crianças saiam do colégio com as mães e venham para o Micro Parque num caminho que seja acessível, agradável e estimulante”, destacou a chefe do Executivo.
Os pequenos Andrei e Arthur, ambos de 7 anos de idade e moradores da Bom Jesus, falaram que o que mais chama a atenção no parque é a ponte suspensa, que liga os brinquedos de escalada ao escorregador, e o labirinto interativo, construído em dois ambientes diferentes.
“O que eu mais gostei foi o escorrega com aquela ponte, o brinquedo de escalada, o balanço e esse labirinto amarelo que parece uma banana”, explicou Arthur.
A ideia da rede Urban95 valoriza e estimula a participação da comunidade em todo o processo, resultando em um trabalho de escuta do público local. Durante o período de elaboração do projeto, as crianças das escolas municipais de Educação Infantil Nelson Abott de Freitas e de Ensino Fundamental Saldanha da Gama, que ficam próximas, foram ouvidas para a concretização de um espaço que atendesse as necessidades daquela região.
Conforme a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmen Roig, que esteve à frente do projeto, essas escutas foram fundamentais para aproximar a comunidade deste espaço desde o planejamento. "Isso faz com que as crianças estejam diretamente ligadas a este espaço. Elas também plantaram árvores durante a obra e desenvolveram um senso de pertencimento, ajudando a preservar o parque", apontou Carmen.
O novo Micro Parque de Pelotas foi construído por diversas frentes, com a colaboração das secretarias de Qualidade Ambiental (SQA), de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), de Obras e Pavimentação (Smop), de Educação e Desporto (Smed), de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Sanep.
Estiveram presentes no evento de inauguração o procurador-geral do Município, Eduardo Trindade, a coordenadora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, o vereador Cauê Fuhro Souto (UB), os titulares da Smed, Adriane Silveira, da SQA, Eduardo Schaefer, da Smop, Giovan Pereira, além dos secretários de Cultura, Paulo Pedrozo, de Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal, e de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam.
A Rede Brasileira Urban95 é uma parceria entre a Fundação Bernard van Leer e o Instituto Cidades Sustentáveis, visando estimular e fortalecer programas e políticas públicas que aliem desenvolvimento urbano sustentável e a primeira infância no Brasil. Pelotas foi escolhida para integrar a rede Urban95, junto de outras 23 cidades brasileiras, por se destacar em ações de inclusão direcionadas às crianças como os projetos ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros e Infância Protegida, ambos integrantes do Pacto Pelotas pela Paz.
A rede trabalha coletivamente compartilhando saberes e assessorando os municípios com diagnósticos locais, possibilitando ao poder público a construção de espaços urbanos que visem o crescimento saudável, a interação e a inclusão das crianças de zero a seis anos. Ou seja, espaços adequados a uma criança que, nesta faixa etária, possui em torno de 95 centímetros de altura, o que define o nome da iniciativa.
Além de Pelotas, a rede está com ações mais avançadas em Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasiléia (AC), Campinas (SP), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Pelotas (RS), Recife (PE) e São Paulo (SP), além de cidades em que as intervenções então em fase de construção.