Prefeita participou de webinar que trouxe reflexões sobre a relação da Primeira Infância com a natureza nos espaços públicos
Por César Soares 31-01-2022 | 15:55:37
A prefeita Paula Mascarenhas e servidores de diferentes segmentos da Prefeitura de Pelotas participaram, na manhã desta segunda-feira (31), de mais uma formação realizada pelo projeto da Rede Urban 95, executado pela Fundação Bernard Van Leer, de forma virtual. A capacitação buscou ressaltar reflexões acerca da primeira infância e a relação das crianças e a natureza com o tema o "Desemparedamento das infâncias: por uma cidade mais verde".
Por meio de um webinar, conduzido pela representante da Fundação, Cláudia Vidigal, agentes públicos de vários municípios brasileiros acompanharam dinâmicas, orientações e trocaram experiências a partir de questionamentos feitos pela conferencista convidada, pesquisadora das infâncias e mestre em Educação, Paula Mendonça, que coordena as áreas de Cidade e Educação do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana. Exemplos de localidades que estão adotando o conceito de Parques Naturalizados com foco no desenvolvimento infantil, também foram apresentados aos participantes.
De acordo com Paula, para este ano, as ações do programa Pé de Infância da Rede Urban 95, em Pelotas, serão concentradas em intervenções que estimulem o brincar ao ar livre, proporcionando espaços verdes em escolas e áreas públicas para as crianças.
Representando o Município, participaram da formação a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmen Roig, e demais integrantes da equipe da pasta, o secretário de Obras e Pavimentação, Giovan Peres, a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, os assessores de Projeto Especiais, Luiz van der Laan, e do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, e o representante da Assessoria do Pacto no programa Pé de Infância no Poder Público, Bruno Viana.
A Rede Brasileira Urban 95 é uma iniciativa da Fundação Bernard van Leer e do Instituto Cidades Sustentáveis para promover, desenvolver e fortalecer programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de zero a seis anos de idade. As intervenções Urban 95 ajudam as cidades a promover mudanças de comportamento e buscam incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nos municípios. Por isso, considera a experiência de uma criança de três anos que, em média, tem até 95 centímetros de altura, número que complementa o nome da rede.