ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Pelotas recebe gestores de Niterói e São Luís

Visita foi articulada pela Organização Pan-americana de Saúde, que considerou o modelo de gestão de Pelotas, devido ao trabalho intersetorial e horizontal, como experiência exitosa no enfrentamento à pandemia da Covid-19

Por Marina Amaral 05-11-2021 | 14:17:52

Na última quinta-feira (4), a prefeita Paula Mascarenhas participou da abertura do encontro, no Salão Nobre, entre Prefeitura e os gestores das cidades de Niterói (RJ) e São Luís (MA), articulado pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas) com intuito de apresentar o modelo de cogestão e a estrutura da rede de saúde em Pelotas. Em 2020, os três municípios foram selecionados para participar do projeto "Identificação de Efeitos Indiretos da Covid-19 nos serviços de Saúde Essenciais para gestantes, neonatos, crianças, adolescentes e idosos no Brasil”, devido ao trabalho realizado no enfrentamento à pandemia do coronavírus.

A atuação de forma horizontal que integrou diversos setores do município e várias secretarias municipais, especialmente o trabalho articulado entre as secretarias de Saúde (SMS), Educação e Desporto (Smed) e Assistência Social (SAS) junto ao Pacto Pelotas pela Paz, e a criação das redes temáticas (coordenações por linhas de cuidado) na SMS chamaram a atenção da OPAS e dos municípios que participam do projeto. Os representantes das pastas municipais estiveram presentes na reunião ao lado da prefeita.

Durante a fala inicial do encontro, Paula expressou sua gratidão pelo reconhecimento nacional dado à cidade e comentou sobre o enfrentamento à crise sanitária causada pela Covid-19, no começo da pandemia, em 2020. A gestora citou a criação do Comitê de Enfrentamento de Crise e as normas que passaram a exigir a máscara de proteção nos espaços públicos e coletivos, além das mudanças feitas nos serviços de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), UPA Areal e a criação do Centro Covid, a fim de oferecer à população o melhor atendimento.

“O equilíbrio que tivemos em Pelotas só foi possível graças à decisão por trabalhar de forma horizontal e com diálogo permanente. O trabalho árduo das nossas equipes da SMS foi essencial, junto à SAS, que trabalha diretamente com a população em situação de vulnerabilidade que sofreu com o empobrecimento e a qual precisamos estender a mão e acolher, e à Smed, que cuida de mais de 90 escolas da rede municipal e dos jovens, a geração que tanto foi impactada nesse período”, detalhou a chefe do Executivo pelotense.
Fotos: Gustavo Vara

A consultora sênior e representante da Opas Brasil, Tatiana Coimbra, participou do encontro e lembrou que o projeto da OMS (coordenado pela Opas e FioCruz), do qual Pelotas foi escolhida por indicação da equipe técnica do governo do Estado, selecionou cidades que desenvolveram uma rede diferenciada para casos de síndromes gripais e Covid-19 na Atenção Primária e mantiveram o atendimento de serviços essenciais à população. Devido à experiência positiva e reconhecida a nível nacional, foi sugerido que os municípios de São Luís e Niterói viessem conhecer as estruturas.

“Queremos que, a partir da experiência de Pelotas, outros municípios possam implantar estratégias semelhantes de combate à pandemia, que prezam pelo amadurecimento do modelo de gestão intersetorial e horizontal”, afirmou Tatiana. 

Estiveram presentes na ocasião os secretários municipais de Saúde, Roberta Paganini, Educação e Desporto, Adriane Silveira, e Assistência Social, José Olavo Passos, além da responsável pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS), Caroline Hoffmann, representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMSPel) e a assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore. O encontro entre gestores se estende até esta sexta-feira (5).

Tags

opas, enfrentamento à pandemia, covid-19, modelo de cogestão

Carregando 0%
Carregando 0%