
Pelotas retoma clube de correspondência com estudantes de Suzu
Pelotas retomou desde junho deste ano o clube de correspondência entre estudantes do município com os de Suzu (Japão). As duas cidades celebram laços de irmandade desde o dia 17 de setembro de 1963, há 62 anos. A atividade, interrompida há alguns anos, contou com a interferência direta do cônsul japonês no Rio Grande do Sul, Kazuyoshi Shimizu, que em sua última visita ao país asiático reafirmou os laços entre as duas cidades.
“O Escritório Consular do Japão espera que a relação de irmandade entre Suzu e Pelotas se fortaleça cada vez mais. Estaremos à disposição para contribuir na aproximação entre as cidades, para que o intercâmbio sociocultural gere resultados frutíferos e duradouros”, escreveu, em nota, o cônsul Kazuyoshi Shimizu.

Correspondências enviadas por estudantes de Suzu compõem parte do acervo do museu do Colégio Municipal Pelotense. Irmandade com cidade japonesa foi celebrada há 62 anos (Fotos: Manuela Santos/Secom)
O intercâmbio é retomado após alguns anos, desde o encerramento das atividades da escola de inglês para crianças Busy Bee, da professora Sônia Hillal Barboza. A atividade compunha o processo pedagógico do estabelecimento de ensino, que mantinha a relação de troca de correspondência entre as crianças pelotenses com as de Suzu. Desde junho deste ano o intercâmbio é feito entre a escola de ensino do idioma japonês Kawabe, da professora Renata Peil, com a escola de ensino Otani.
O clube de correspondência entre Pelotas e Suzu remonta às raízes do processo de irmandade entre as duas cidades. O museu do Colégio Municipal Pelotense guarda alguns itens no acervo que ilustram este intercâmbio, como peças de vestuário, cartas, revistas, livros, peças de artesanato, entre outras. Pelotas é a primeira cidade brasileira a selar laço de irmandade com uma cidade japonesa. A iniciativa coube ao adido cultural da embaixada brasileira no país, o poeta e compositor de música aleatória, Luiz Carlos Lessa Vinholes.
Notícias Relacionadas

Prefeitura projeta distrito logístico para transporte de cargas

Em audiência pública, prefeito Marroni apresenta LDO para o exercício 2026

Governo federal autoriza repasse para construção da UBS Santa Terezinha

Prefeitura emplaca projeto de R$ 57 milhões para implementar ônibus elétricos