Prefeitura, UFPel e IFSul lançam oficialmente o Pelotas Global nesta sexta-feira (7)  e anunciam primeiro evento no âmbito do projeto

Pelotas sela parceria rumo à internacionalização

Prefeitura, UFPel e IFSul lançam oficialmente o Pelotas Global nesta sexta-feira (7) e anunciam primeiro evento no âmbito do projeto
Por Roberto Ribeiro 07-11-2025 | 15:22:39
Tags: Pelotas Global , Copsul

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), deu na manhã desta sexta-feira (7) um passo firme rumo a um novo patamar de internacionalização. Juntamente com as duas maiores instituições de ensino públicas do município, UFPel e IFSul, o prefeito Fernando Marroni lançou, em cerimônia na sala Frederico Trebbi (hall do Paço Municipal), a marca Pelotas Global e o primeiro evento a ser realizado no âmbito da proposta, a Conferência do Sul sobre Mudanças Climáticas (Copsul). Também participaram do lançamento o vice-reitor da UFPel, Eraldo Pinheiro, e a pró-reitora de Ensino do IFSul, Fabíola Pereira

O prefeito Fernando Marroni faz a fala de abertura durante a solenidade de lançamento da marca Pelotas Global na manhã desta sexta-feira (7) na sala Frederico Trebbi, hall do Paço Municipal (Fotos: Volmer Perez/Secom)
“É mais do que uma marca”, disse o prefeito em sua fala, na abertura da solenidade. “É uma iniciativa conjunta que dá visibilidade global a temas como inovação, desenvolvimento sustentável e, principalmente, mudanças climáticas, as três grandes metas que nós estamos aqui conjuntamente apresentando para que possamos reforçar o protagonismo que a nossa cidade já tem - hoje mesmo é destaque na mídia local a relevância de três cientistas pelotenses na tomada de decisões públicas em projeção global [César Victora, Aluísio Barros e Pedro Hallal, todos ligados à Epidemiologia da UFPel]”, afirmou Marroni. O chefe do Executivo também agradeceu às instituições por aceitarem o desafio e garantiu que o selo Pelotas Global está além da perspectiva de realizar discussões sem que se traduza em ações específicas do poder público para a proteção ambiental e preservação do planeta. 

O programa Pelotas Global se apoia na tradição de conexão do município com o cenário internacional, que se reflete na formação oferecida pelas instituições, a relação com Cidades-Irmãs (Suzu, Japão, Aveiro, Portugal, e Colônia do Sacramento, Uruguai), o selo MigraCidades, em reconhecimento ao acolhimento a migrantes e refugiados, e o papel justamente das instituições que compõem o projeto com a Prefeitura, UFPel e IFSul, com histórico no intercâmbio acadêmico, no fortalecimento de pesquisas e na atração de estudantes e pesquisadores estrangeiros.

Copsul

A Conferência do Sul sobre Mudanças Climáticas (Copsul) é a primeira atividade sob o selo do Pelotas Global. Vai reunir especialistas e instituições para debater soluções locais e globais em sustentabilidade e transição climática, conectando a cidade à agenda da COP30, que ocorre em Belém (PA). 

A programação do Copsul inicia com a transmissão das sessões da COP30 - através do site do Pelotas Global (pelotas.rs.gov.br/pelotasglobal) - e rodas de conversas em diferentes territórios do município a partir de segunda-feira (10), quando serão debatidos temas como resiliência em cidades, infraestrutura e água, desenvolvimento humano e social, transição nos setores de energia, indústria e transporte, gestão sustentável de florestas, oceanos e biodiversidade, agricultura, sistemas alimentares e gênero. 

O restante da programação da Copsul, também presencial, prossegue entre os dias 24 e 28 deste mês, dividida em cinco temáticas (Resiliência climática e transformação urbana, Economia sustentável e inovação, Sociedade justa e inclusiva, Energia e transição justa e Natureza, alimentos e comunidades). 

Mostra

A programação também dispõe da Mostra de Boas Práticas, Pesquisa e Inovação – Copsul 2025. O objetivo é reunir e divulgar iniciativas, pesquisas e projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a resiliência urbana e a transição ecológica justa nas cidades do Sul do Brasil. Serão selecionadas até 20 propostas pela comissão interna da Copsul. Podem participar gestores e servidores públicos, pesquisadores, estudantes, organizações sociais, startups, empresas e pessoas engajadas nesta temática. Inscrições via link undefined até o dia 18 deste mês. A Mostra, aberta ao público, será realizada dia 25, das 17h às 20h, na sede da Otroporto (rua Benjamin Constant, 701A).

Confira a programação completa a partir de segunda-feira, 10 de novembro, no site do Programa.

Notícias Relacionadas

Prefeitura premia vencedores do HACKAPEL

Prefeitura premia vencedores do HACKAPEL

Copsul finaliza programação com mesa redonda no hall da Prefeitura

Copsul finaliza programação com mesa redonda no hall da Prefeitura

Prefeitura, UFPel e COINPEL realizam 1º HACKAPEL neste fim de semana

Prefeitura, UFPel e COINPEL realizam 1º HACKAPEL neste fim de semana

Segurança alimentar e natureza encerram programação da Copsul

Segurança alimentar e natureza encerram programação da Copsul