ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Pelotas tem 17 novos facilitadores da metodologia ACT

Prefeita Paula Mascarenhas acompanha a formatura da segunda turma do Município nesta terça-feira. Profissionais atuarão na rede municipal de ensino e no sistema prisional, com famílias em vulnerabilidade social

16-11-2021 | 14:59:17

A partir desta terça-feira (16), Pelotas pode contar com 17 novos facilitadores de metodologia socioemocional ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros, que integra o eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz e tornou-se política pública em 2019. A formatura dos profissionais ocorreu em cerimônia no Salão Nobre, com a presença da prefeita Paula Mascarenhas e da secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira. 

Fotos: Gustavo Vara

Os facilitadores fazem parte da segunda turma do método, formada pelo Município, e irão atuar nas escolas municipais e no sistema prisional com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de aproximar pais e filhos e fortalecer os vínculos afetivos entre eles.

A certeza que o ACT transforma vidas esteve nas manifestações de todos que refletiram sobre o método durante a cerimônia. Para a prefeita, a formação da segunda turma representa mais pessoas disponíveis para colaborar na construção de uma sociedade melhor e, também, consolida a técnica como instrumento que mexe na vida de todos os envolvidos. Isso é positivo, pois atua nas relações humanas, nas famílias, fazendo com que as crianças, que são as que mais sentem os reflexos dessa mudança, tenham a oportunidade de receber mais amor e se tornar adultos mais seguros, com uma base familiar forte. 

“A gente enxerga a prevenção, no Pacto, como uma medida de segurança pública, pois atua para que as pessoas não cheguem até o ponto de praticar a violência. É nesse sentido que entra o ACT, transformando vidas e famílias, porque se a pessoa cresce com uma família forte, com amor, carinho, ela será alguém mais seguro, e isso é comprovado cientificamente”, destacou Paula, lembrando das primeiras experiências com o método, ainda em 2018. 

Para a coordenadora do ACT e diretora de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública, Aliceia Ceciliano, a mudança no comportamento dos que participam das sessões, tanto nas escolas como no Presídio Regional – onde apenados estão na segunda turma, este ano – é visível já nos primeiros encontros. Ela relatou que, nessa segunda formação, os resultados vieram até mais rápidos, devido à experiência dos facilitadores com a prática, possibilitada desde o início aos participantes. 

Foto: Gustavo Vara

“Quando os primeiros relatos dessa nova turma começaram a chegar, tive a certeza que o ACT muda vidas”, afirmou Aliceia, informando que, até o final do próximo ano, todas as Escolas Municipais de Educação Infantil terão facilitadores em seus quadros de pessoal. Também há previsão de iniciar-se a formação dos professores dos educandários de Ensino Fundamental em 2022. 

Além da entrega dos certificados de conclusão do curso de 40 horas aos 17 novos facilitadores, foi feita uma homenagem aos profissionais que integraram a primeira turma formada em Pelotas e apresentados dois relatos de facilitadoras que atuam na rede de ensino e no sistema penitenciário, Michele Lopes e Cláudia Noguez, respectivamente.

Participaram da solenidade o vice-prefeito Idemar Barz, a assessora especial e coordenadora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Coitinho (Cidadania), e o delegado substituto da 5ª Delegacia Penitenciária Regional, Júlio César Schmidt.

Tags

facilitadores, act, prevenção, pacto, crianças

Carregando 0%
Carregando 0%