ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Pelotenses são selecionados para a segunda etapa do DUXtec

Três projetos de Pelotas seguem para a próxima fase do programa de impacto social

Por Marina Amaral 28-09-2022 | 16:26:53

* Com colaboração de Larissa Bruno

Três projetos de Pelotas foram selecionados para a segunda etapa do programa DUXtec - Rede de Inovação Social, que fomenta o empreendedorismo de impacto social, voltado exclusivamente para jovens de comunidades e regiões periféricas. Nesta fase, que vai de setembro a dezembro, os projetos Edfin, Facilité e For Z, junto de outras seis iniciativas de Porto Alegre e Santa Maria, irão desenvolver negócios com o apoio do Farol Hub Social, para criar soluções.

O programa é uma iniciativa de prevenção à violência, por meio da qualificação empreendedora destinada a jovens em situação de vulnerabilidade da Fundação Gerações, da qual a Prefeitura é parceira através do Pacto Pelotas pela Paz.

Conforme o coordenador do programa DUXtec em Pelotas, Pablo Salomão, foram aprovadas cinco ideias na primeira etapa, realizada em Porto Alegre. Dos cinco projetos que Pelotas apresentou, três foram selecionados, o que representa resultado positivo para o Município.

“Foram 120 jovens pelotenses inscritos no total, dentre os quais 18 pré-finalistas. Agora, seguem para a segunda etapa três projetos selecionados. É importante ressaltar que, através do Start Inovação, uma iniciativa municipal, todos os projetos pelotenses, aprovados ou não, vão ter continuidade, com os mais de 30 parceiros de impacto social do programa”, frisou Pablo.

Os projetos dos jovens pelotenses

O Edfin, iniciativa que visa promover uma educação financeira de forma divertida, foi desenvolvido por Bianca Matias da Silva, Guilherme Duarte e Matheus Müller. Para Bianca, 17 anos, participar do programa e criar esse projeto, foi incrível, divertido e desafiador ao mesmo tempo, e exigiu muita confiança da jovem. “Ver que fomos selecionados foi uma explosão de sentimentos. Eu fiquei, e ainda estou, com uma vontade imensa de fazer um monte de coisas com e para o projeto”, afirmou. 

Com objetivo de proporcionar maior visibilidade para os comércios locais, conectando-os com os moradores dos bairros e fazendo com que haja uma economia mais forte, além de beneficiar os usuários com economia de tempo e dinheiro, prezando por boa experiência, o aplicativo Facilité foi elaborado por cinco jovens. Matheus Saldanha, Rafaela Cunha, Nikole Garcia, Nikolas da Costa e Samuel dos Santos se basearem no oitavo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre trabalho decente e crescimento econômico. 

Para Matheus, de 19 anos, foi uma honra ser selecionado para dar sequência ao projeto desenvolvido durante o programa. A motivação e instrução dos mentores, aliadas ao esforço da sua equipe, foram essenciais durante o processo. “São iniciativas como o DUXtec que nos fazem acreditar que a juventude brasileira é o investimento mais seguro e promissor que temos, e estamos provando isso a cada passo dado”, completou.

Welen Almeida de 24 anos criou o ForZ junto de Jennifer da Cruz e Ana Luíza de Paula. Desde o início, elas queriam ajudar pequenas empresas que não tinham acesso a ferramentas de design e marketing, essenciais para qualquer negócio. Então, com a ajuda dos mentores do programa, decidiram também se basear nos ODSs da ONU, com foco no 5, de garantia do fim da discriminação contra mulheres e meninas, e 8, sobre trabalho decente e crescimento econômico, e criar uma startup que ajudaria pequenas empreendedoras em Pelotas a melhorar suas habilidades de divulgação do trabalho, através de ferramentas de design e marketing. 

“Trabalhar com o DUXtec foi incrível em todos os momentos. Mesmo sendo a distância, os professores nos ajudaram em todo o processo e tivemos uma troca muito boa. Eu me senti muito realizada vendo que o esforço do nosso grupo tinha obtido resultado, e extremamente orgulhosa, pois, com todas ideias incríveis, a nossa também foi selecionada. Também fiquei muito grata ao programa e a todos que nos ajudaram nesses meses”, destacou Welen.

Confira todas as etapas do programa

Fase 1: Os jovens selecionados participam das trilhas de formação on-line (síncronas e assíncronas) com metodologia própria criada por educadores especializados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Metodologias Ativas.    

Fase 2: Os participantes se reúnem em pequenos grupos para desenvolver suas ideias de negócios de impacto social.

Fase 3: Na metade do curso, eles apresentam suas propostas em um pitch de ideação.

Fase 4: Seguem para uma nova etapa as melhores ideias de negócios, com acesso a networking, mentorias, encontros presenciais e a ajuda de custo.

Fase 5: Os grupos participam de um novo pitch com possíveis parceiros e investidores para seus projetos.

Conheça o DUXtec - Rede de Inovação Social

O programa é desenvolvido para apoiar jovens de territórios vulneráveis do Rio Grande do Sul, com características de liderança e empreendedorismo, a investir no seu presente e acreditar no futuro que possam construir.

O DUXtec ativa parceiros investidores para concessão de bolsas que possibilitam o acesso dos jovens ao programa, mobiliza as organizações sociais de base para pré-indicação dos inscritos e apoio local aos grupos formados em cada cidade, seleciona os participantes e apresenta os detalhes operacionais da formação.

Neste ano, o programa conta com três parceiros patrocinadores, o Instituto Helda Gerdau, Instituto Elizabetha Randon e Multiplan. O Tecnopuc é parceiro estratégico e a Fundação Gerações é a realizadora.

Tags

duxtec, segunda etapa, empreendedorismo social, pacto pelotas pela paz

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%