No mês de seu nascimento e morte, pesquisadora e familiares conversam sobre o escultor e suas obras na tarde desta terça-feira (30) na Secult
26-05-2023 | 15:19:43
No mês de aniversário do nascimento e morte de Antônio Caringi (18/05/1905 – 30/05/1981), a Prefeitura de Pelotas presta homenagem ao escultor pelotense. Na tarde desta terça-feira (30), dia que completa 42 anos da sua morte, o Ponto de Leitura Secult apresenta O Escultor Caringi e suas Obras, uma conversa com Isabel Halfen Torino que, há cinco anos, desenvolve pesquisa sobre o artista, que deve culminar em uma tese de doutorado, e familiares do homenageado. O evento transcorre às 16h na Sala Antônio Caringi, na Secretaria de Cultura (Secult), que já leva seu nome. A neta Antonella Caringi atua como mediadora.
“Ao apresentar suas obras, falo um pouco da trajetória desse artista ativo e sensível, que nos deixou uma expressiva produção escultórica”, adianta Isabel, que é conservadora-restauradora de bens culturais e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Autor de cerca de 130 esculturas que privilegiam temas ligados à história e à cultura rio-grandenses, Caringi é reconhecido como o maior escultor regionalista do Rio Grande do Sul. As obras mais populares são o Monumento ao Laçador, em Porto Alegre, e o Monumento Nacional ao Imigrante, em Caxias do Sul, ambos de 1954. Em Pelotas, a obra em homenagem ao Coronel Pedro Osório, localizada na praça Coronel Pedro Osório, é uma das 11 esculturas por ele produzidas que estão espalhadas pelas principais praças e avenidas do município.
A Secretaria de Cultura fica no Casarão 2 do Centro Histórico de Pelotas, à praça Coronel Pedro Osório, 2.