Paula Mascarenhas foi convidada a falar sobre a política pública municipal na Semana de Inovação 2021 do Enap. Atividade reuniu representações femininas para abordar as ações voltadas à geração de oportunidade a mulheres
Por Marina Amaral 10-11-2021 | 16:34:52
Nesta quarta-feira (10), a prefeita Paula Mascarenhas participou de uma atividade da Semana da Inovação 2021 da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entidade vinculada ao Ministério da Economia e do Instituto Alziras, para contar sua experiência na gestão do Município e apresentar o Pacto Pelotas pela Paz. O evento online, transmitido por meio da uma plataforma virtual, tem como tema neste ano o papel da inovação e transformação do setor público para superar os desafios da sociedade, e é considerado o maior da América Latina nesta área.
A gestora municipal foi convidada a integrar a roda de conversa que teve como objetivo discutir as políticas e ações inovadoras para mudar a vida das mulheres. A história da implementação do Pacto foi trazida à tona, bem como os dados de redução dos índices criminais alcançados. Há quatro anos, os números da violência - incluindo aquela contra a mulher - preocupavam a população. Passado esse tempo, se conseguiu reduzir os crimes contra a vida, desde o pico em dezembro de 2017 até os dias atuais, em quase 90%. Além disso, todos os crimes patrimoniais caem mais de 70% todo ano.
“Se existe uma preocupação por parte da sociedade, o gestor também precisa se preocupar, já que ele tem responsabilidade sobre a segurança pública. O Pacto é prioridade de governo desde 2017 e nos conectou com a realidade humana da cidade. É o retrato da nossa população pelotense e promove paz, inclusão, igualdade e oportunidades”, afirmou a prefeita.
Parabenizada pela iniciativa pelotense, Paula frisou que a política pública da Prefeitura promove uma inovação à medida em que integra todas as secretarias municipais. O Pacto se relaciona com saúde, educação, desenvolvimento econômico, habitação, além de reunir órgãos de segurança e fiscalização, comunidade científica das universidades, líderes comunitários, representantes do esporte e cultura, ou seja, todos os setores da sociedade.
Após quatro anos de Pacto pela Paz, é chegado o momento de atualização do projeto e definição de novos objetivos. Com isso, conforme contou a chefe do Executivo pelotense no evento, a violência contra a mulher foi um tema incluído como prioridade. Apesar dos números estarem caindo na cidade, a tendência no restante do país é aumentar, então é necessário reforçar o combate.
Pelotas já possui o Centro de Referência ao Atendimento à Mulher Professora Cláudia Pinho Hartleben, considerado exemplo estadual, e a ideia é desenvolver novas ferramentas para identificar riscos efetivos que a população feminina corre. Somado às demais iniciativas do Município, Paula citou o Auxílio Emergencial Pelotense, destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade, e o Bairro Empreendedor, que visa estimular pessoas a se reinventarem e buscarem novas alternativas.
“A ideia da Prefeitura é, junto de parceiros, trabalhar na identificação de mulheres que precisam de apoio e formação profissional para retornar ao mercado de trabalho. Queremos ajudar mulheres a ter autonomia, sair da violência e se constituir como comandantes do seu próprio destino”, finalizou.