ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Sanep

Prefeita conhece experiência de Alagoas com locação de ativos

Modelagem de contrato para execução de grandes obras vem sendo estudada pela Prefeitura para fazer Pelotas alcançar as metas no saneamento básico

15-08-2022 | 17:01:37

A prefeita Paula Mascarenhas iniciou, nesta segunda-feira (15), a agenda de trabalho que cumpre no Nordeste do país para conhecer experiências na área do saneamento básico. Em Maceió (AL) e acompanhada pela diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, a gestora municipal estuda o processo de concepção e os resultados obtidos em grandes obras executadas por meio da locação de ativos - modelagem de contrato almejada pela Prefeitura para fazer com que Pelotas atinja a universalização do saneamento básico e alcance as metas determinadas pelo governo federal no Novo Marco Regulatório. 

Pela manhã, prefeita reuniu-se com o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas, Luiz Neto - Fotos: Divulgação

O principal objetivo na capital alagoana foi subsidiar-se de informações técnicas sobre este formato de contratação, que foi utilizado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para construir a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Caçadores, responsável por atender cerca de 120 mil habitantes. Além de visitar a unidade, cujo investimento total para sua operacionalização supera os R$ 185 milhões, a prefeita reuniu-se com o diretor-presidente da companhia estadual, o engenheiro civil Luiz Neto - um dos profissionais à frente do desenho do contrato para a locação de ativos. 

“Foi um encontro muito positivo. Ficamos mais entusiasmados com as perspectivas de avançar nos próximos meses. Ele [o diretor-presidente] considerou nosso trabalho bem adiantado, uma vez que temos os projetos básicos prontos e a propriedade das áreas para implantação das ETEs em Pelotas já resolvida”, afirmou a prefeita.

Em busca de conhecimento

Para garantir que a inovação no modelo de contrato de obras possa ser exitosa, o Município também busca munir-se de orientações nas áreas financeira e jurídica. Ambas perspectivas foram tratadas em reunião com a economista e advogada Ana Célia Prado, representante da LOG - consultoria que estruturou a operação de financiamento da locação de ativos em Maceió. A oportunidade, de acordo com Paula, foi proveitosa para estudar a equação econômico-financeira e questões jurídicas pertinentes à contratação.

A diretora-presidente do Sanep salientou que a agenda em Alagoas serviu para fortalecer o plano traçado pela autarquia para conquistar indicadores satisfatórios em saneamento. “Confirmamos que estamos no caminho certo. Trata-se de um momento importante e histórico, em que precisamos tomar decisões essenciais para o futuro de Pelotas, por isso, todo o conhecimento e as experiências que adquirimos são válidas”, pontuou Michele.

Reunião com a economista Ana Célia para tratar sobre aspectos jurídicos e financeiros pertinentes à modelagem - Fotos: Divulgação

Nesta terça-feira (16), a agenda de compromissos segue nas cidades de Feira de Santana e Conceição de Feira, na Bahia, onde a prefeita conhecerá iniciativas tecnológicas para o serviço de controle de perdas no abastecimento de água - também visando à qualificação do atendimento em Pelotas. Acompanham a agenda de trabalho a superintendente administrativa do Sanep, Claudelaine Coelho, e o assessor de planejamento e engenheiro civil da autarquia, Raul Odone.

Entenda

O que diz a legislação?

Em 2020, o governo federal atualizou o Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026), o que determinou mudanças na legislação vigente desde 2007. A atualização estabelece que os serviços públicos de saneamento básico devem definir metas de universalização que garantam índices mínimos no abastecimento de água potável, na coleta e no tratamento do esgoto até 31 de dezembro de 2033, além de prever a regionalização dos municípios para operacionalizar o sistema.

Qual a realidade de Pelotas?

Em relação às metas estipuladas, Pelotas já alcança o índice de atendimento à população com água potável, uma vez que supera os 99% exigidos pela legislação. O grande desafio corresponde ao atingimento da meta da universalização do esgoto. São cerca de 500 quilômetros de redes de esgoto e 52 mil ligações ativas na cidade. 

Qual o investimento necessário para universalizar o esgoto em Pelotas?

Cerca de R$ 480 milhões (em torno de 50 milhões por ano para atingir a meta nos próximos dez anos).

Tags

saneamento, maceió, esgotamento sanitário, alagoas

Carregando 0%
Carregando 0%