Município vai receber apoio técnico, de consultoria da Rede, para elaboração do plano, que tem como objetivo proporcionar bem-estar para as crianças
01-04-2021 | 16:56:52
A prefeita Paula Mascarenhas conheceu, nesta quinta-feira (1º), as principais ideias do projeto Primeira Infância, da Rede Urban95, que visa fortalecer e desenvolver programas e políticas públicas voltadas para o público infantil. O projeto poderá ser implantado em Pelotas, que receberá uma consultoria da Rede. O encontro on-line teve a participação de representantes da iniciativa e de secretários municipais, que também contaram com a oportunidade de entender o desenvolvimento do trabalho, que tem o objetivo de oferecer uma cidade mais saudável para as crianças de zero a 6 anos.
Paula ressaltou a existência de ações voltadas para as crianças no Município e comentou sobre os eixos do Pacto Pelotas Pela Paz e o trabalho intersetorial realizado pela Prefeitura dentro do programa.
“Nós já trabalhamos com ações voltadas para os pequenos. Queremos tornar a nossa cidade mais humana e um lugar melhor para nossas crianças viverem”, explicou a prefeita.
Os projetos ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros e Infância Protegida, ambos vinculados ao Pacto, foram citados pela gestora municipal como exemplos de ações desenvolvidas pelo Executivo direcionadas ao público infantil.
Gerenciado pela Urban95, que é resultado da parceria entre a Fundação Bernard Vanleer e o Instituto Cidades Sustentáveis, o projeto Primeira Infância busca melhorar os cenários onde estão incluídas crianças de até 6 anos.
A equipe responsável pelo projeto realiza uma análise sobre os principais aspectos do Município, identifica as iniciativas já colocadas em prática, bem como as situações de vulnerabilidade e as potencialidades do local. Essa análise é utilizada para traçar estratégias direcionadas ao local, sempre com atenção voltada ao bem-estar das crianças.
Para isso, o projeto oferece serviços relacionados a temas como urbanismo, apoio técnico, mobilidade, gestão de dados, ciência do comportamento e comunicação, que podem auxiliar na construção de políticas públicas mais assertivas.
Segundo a Rede Urban95, é necessário pensar as cidades sob a perspectiva de uma criança de 95 cm – altura média de uma criança de 3 anos.