Encontro foi promovido pelo DCE da UFPel
21-12-2017 | 17:42:00
O Pacto Pelotas Pela Paz e o Código de Convivência foram a pauta de conversa entre a prefeita Paula Mascarenhas, estudantes e público em geral, na noite desta quarta-feira (21). O encontro foi promovido pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e ocorreu no auditório do antigo Campus 2, atual Instituto de Ciências Humanas (ICH).
A prefeita apresentou uma sequência de slides e explicou sobre as estratégias de prevenção e repressão à violência.
"O Pacto só vai se consolidar se for uma luta de toda a sociedade. Por isso, é tão importante dialogar com os estudantes", analisou.
Paula destacou uma pesquisa de vitimização encomendada pela Prefeitura ao Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), em que mostra que o número de homicídios aumentou 488% nos últimos 14 anos. Os dados embasam as decisões tomadas e ações executadas pelo Pacto.
"Ainda temos muito trabalho pela frente, mas o Pacto já reflete nos índices da segurança: se antes, no entorno do Campus Anglo, eram 50 roubos por mês, hoje não chegamos a dez, de acordo com a Guarda Municipal".
A mesa foi composta pela chefe do Executivo e por representantes do DCE e da comunidade, que também fizeram suas falas. Por fim, abriu-se espaço para discussão e perguntas do público.