Evento realizado na Capital também marcou os 182 anos da BM. Paula recebeu a Medalha Serviços Distintos
18-11-2019 | 18:16:29
Nesta segunda-feira (18) a prefeita Paula Mascarenhas participou da solenidade de troca de comando-geral da Brigada Militar (BM), em Porto Alegre, onde acompanhou a posse do coronel Rodrigo Mohr Picon, que substitui o coronel Mário Yukio Ikeda. O evento também marcou 182 anos da Brigada Militar. Na ocasião, a prefeita foi uma das autoridades homenageadas com a Medalha Serviços Distintos, em reconhecimento às ações em prol da Segurança Pública implantadas no Município, com reflexos positivos na redução dos índices criminais da cidade.
Dentre as iniciativas, destaque para o Pacto Pelotas pela Paz, formado por um conjunto de estratégias que buscam a redução da criminalidade e a promoção de uma cultura de paz, a partir de ações que trabalham prevenção e combate à violência. Paula lembrou que já na elaboração do seu plano de governo, identificou a necessidade de colocar a segurança como uma prioridade e decidiu envolver Pelotas nas ações de prevenção e repressão ao crime. Segundo ela, a insegurança também impacta em outras áreas, como saúde e educação.
Cerca de 30 pessoas de todo o estado receberam a Medalha. De Pelotas, além da prefeita Paula, a capitã Madalena, da BM pelotense, e o juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) e diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, também foram agraciados com a homenagem. Ele é um dos representantes do Poder Judiciário no Pacto Pelotas pela Paz. “Renovo a certeza de que juntos, poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, Instituições de Segurança Pública e sociedade, atuando de forma integrada e colaborativa, temos longo caminho a percorrer e muito a construir na prevenção e na repressão à violência.”
A prefeita aproveitou a ocasião para cumprimentar o governador Eduardo Leite, seu vice, Ranolfo Vieira Júnior, o coronel Ikeda, o coronel Andrade e o coronel Mohr, a quem desejou sucesso.
Integração das forças de segurança em Pelotas reflete na redução da criminalidade
Natural de Porto Alegre, o coronel Mohr ingressou na Brigada Militar em 19 de fevereiro de 1987. Aos 50 anos, já foi comandante do 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do 19° BPM, e subcomandante do 1° BPM, todos na capital. Também atuou como diretor adjunto no Departamento de Ensino e Treinamento da Secretaria da Segurança Pública e no Departamento de Ensino da Brigada Militar. Foi ainda chefe do Estado-Maior do CPC, onde atualmente exercia a função de comandante.