Reconhecimentos foram entregues durante troca de Comando da instituição. Major Paulo Renato Scherdien assumiu como comandante
Por César Soares 03-12-2021 | 17:08:06
A prefeita Paula Mascarenhas participou, na manhã desta sexta-feira (3), da cerimônia de troca de Comando do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM). Durante o evento de passagem da titularidade do tenente-coronel Márcio André Facin ao novo comandante, major Paulo Renato Scherdien, a chefe do Executivo e servidores municipais também receberam comendas da instituição.
A solenidade foi aberta com o descerramento da foto do tenente-coronel Facin, na galeria de ex-comandantes do Batalhão, seguida do teve início a cerimônia de entrega de homenagens para distinguir oficiais e praças da Brigada, além de personalidades, instituições e autoridades civis que contribuem com o desenvolvimento das ações de segurança da Polícia Militar, entre elas, a prefeita e 13 servidores municipais.
Depois de receber o reconhecimento, e falando diante do comandante do CRPO-Sul, coronel Eduardo Perachi, do tenente-coronel Facin, e do novo comandante, major Scherdien, Paula enalteceu a relevância do trabalho desenvolvido pela Brigada Militar e agradeceu pela integração e parceria da instituição no combate à violência na cidade, especialmente por acreditar no Pacto Pelotas pela Paz. Segundo a prefeita, o comandante que sai e o que assume ajudam a construir um momento histórico para o desenvolvimento humano do Município.
"Eu espero, desejo e tenho confiança que isso não vai ser só um momento, uma fase, uma etapa. Pelo contrário. Essa é a origem de um processo coletivo, duradouro e perene, que vai garantir a segurança e a tranquilidade das nossas comunidades. Por isso, só tenho a agradecer a vocês, a todos da Brigada Militar, que fizeram essa aposta com a gente, com muita determinação e espírito público", ressaltou a prefeita.
Durante a cerimônia, o tenente-coronel Facin destacou que foram 1.600 dias de Comando e Subcomando do 4º BPM, dentro de um contexto extremamente exitoso. "Tenho uma felicidade muito grande por essa oportunidade, com grandes conquistas, que não são só minhas, mas também do nosso efetivo, do Batalhão, que é uma unidade histórica rumando para os 100 anos. É uma vitória de muitos órgãos, muitos segmentos, da Prefeitura Municipal, de toda a região, por que tivemos uma grande queda nos índices criminais, sobretudo em Pelotas, e em todos os municípios que integram o 4º BPM, e também da comunidade, à qual agradeço muito", destacou o ex-comandante.
De acordo com o major Paulo Renato Scherdien, o novo Comando assume com inúmeros desafios pela frente, principalmente o de manter os bons resultados conquistados. "O 4º BPM é um dos maiores batalhões da Brigada Militar, o maior da região sul e, diante disso, um dos nossos maiores desafios é manter a queda dos índices criminais. Nos últimos anos, a cada análise, os indicadores têm caído e precisamos mantê-los assim, sem elevação", apontou o comandante.