ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita entrega certificados a 19 profissionais que atuaram no Conte Comigo

Recomendado pela OMS e com eficácia comprovada em outros países, o programa do Pacto Pelotas pela Paz, também aprimora o desenvolvimento cognitivo das crianças e auxilia no processo de alfabetização

17-12-2019 | 14:19:27

Nesta terça-feira (17), a prefeita Paula Mascarenhas entregou certificados aos 19 profissionais responsáveis por aplicar em 2019 o programa Conte Comigo, do Pacto Pelotas pela Paz, que vê nos livros um aliado capaz de ressignificar relações familiares e de consolidar o papel da escola como centro primordial de prevenção à violência. Receberam o certificado servidores da Saúde, Educação e Assistência Social que utilizaram as técnicas de compartilhamento de livros para fortalecer os laços afetivos intrafamiliares, ajudar crianças a compreenderem melhor as emoções, sentimentos e relacionamentos e, ainda, colaborar para o processo de alfabetização dos pequenos em fase escolar.  

Mais de 135 famílias e crianças pelotenses, a partir de agora, têm uma ferramenta poderosa e transformadora para fortalecer vínculos afetivos, aprimorar a comunicação, o desenvolvimento cognitivo e a inteligência emocional. O Conte Comigo é uma das apostas da Prefeitura para combater a violência, investindo na prevenção social para ver, a longo prazo, uma cidade mais humana e segura.  

Fotos: Gustavo Vara

“Essas crianças que foram alcançadas pelo programa – e as outras que ainda serão – terão outro tipo de experiências de vida, certamente estarão mais protegidas da violência e, com isso, vão realizar de forma mais efetiva as suas potencialidades. O futuro vai nos mostrar que estamos, hoje, no caminho certo para transformar a cidade em um lugar melhor, com mais paz, harmonia e pessoas realizadas”, afirmou a prefeita.

Paula também reafirmou o desejo de tornar a iniciativa uma política pública em Pelotas “permanente e efetiva para transformar a vida de mais pessoas”, desejou. 

Pelotas é o primeiro município do Brasil a aplicar a metodologia na rede municipal de ensino, alcançando uma centena de crianças no final deste ano. Recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e com eficácia comprovada em países como Inglaterra, Estados Unidos e África do Sul, a metodologia incentiva o protagonismo das crianças ao colocá-las como peças fundamentais na construção das narrativas e, desta forma, incentivando sua imaginação, criatividade e habilidades socioemocionais.  

Fotos: Gustavo Vara

Reflexos a longo prazo

Carmem Viegas, coordenadora da estratégia Infância Protegida, na qual o Conte Comigo está inserido, defendeu que, apesar dos reflexos positivos já serem evidenciados agora, é no futuro que Pelotas verá o grande impacto do programa na sociedade. “O objetivo é que essas crianças possam crescer em ambientes mais seguros e que os riscos para a violência sejam cada vez menores”, enfatiza.

Em 2018, outras 125 famílias foram alcançadas com o programa que, em estudo inédito, está tendo seus resultados avaliados no Estudo Piá – uma parceria entre Prefeitura e Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas. 

Suzi Mendes, mãe de Alice, adianta alguns dos reflexos na rotina em casa: “A Alice desenvolveu bastante a fala e a percepção dos sentimentos, a partir dos personagens dos livros. Tá sendo muito bom pra nossa ligação de mãe e filha”.

Suzi e Alice compartilham livros desde que participaram do programa - Foto: Reprodução/Instituto Cidade Segura

Gesto singelo e poderoso

No Conte Comigo, a tradicional contação de histórias é deixada de lado para um novo formato de relacionamento com os livros assumir espaço. Isso porque o programa não tem a ver com a leitura de obras literárias – até porque a maioria das publicações utilizadas não tem textos –, ou com um teste para saber o nível de aprendizado das crianças. A iniciativa é um instrumento de conexão e vinculação entre pais e filhos; entre professores e alunos. “É uma oportunidade para olhar nos olhos das crianças, passar um tempo junto, estimulá-las a desenvolver, em conjunto, a história”, afirmou a consultora do Instituto Cidade Segura (que traduziu o programa no Brasil), Maria Gabriela Andriotti.

Auxílio no processo de alfabetização

O programa também demonstra a capacidade de colaborar para o processo de alfabetização das crianças, conta a professora Rejane da Silva, que o aplicou na escola municipal Balbino Mascarenhas, afirmando que foi bastante expressivo o desenvolvimento dos alunos relacionado à oralidade, escrita e leitura.  

Também prestigiaram o evento desta terça os secretários de Saúde, Roberta Paganini, e de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, além de diretores de escolas e famílias beneficiadas pelo Conte Comigo. O Conte Comigo esteve em 13 unidades de Saúde, Educação e Assistência Social, sendo oito com grupos de famílias e cinco nas escolas, com alunos.  

+ Conte Comigo fortalece vínculos e melhora a comunicação

+ Programa Conte Comigo trabalha emoções de pais e filhos

+ Pacto Pelotas pela Paz aposta nos livros para fortalecer vínculos afetivos

Tags

conte comigo, livros, pacto pelotas pela paz, prevenção à violência

Carregando 0%
Carregando 0%