Espaço localizado na Secretaria de Assistência Social foi concebido para atender portadores de deficiência e população em vulnerabilidade social
Por Carol Quincozes 07-12-2024 | 10:13:02
A prefeita Paula Mascarenhas inaugurou, na tarde desta sexta-feira (6), o Inclusiva Pel, espaço situado junto à sede da Secretaria de Assistência Social (SAS), com a finalidade de auxiliar a população em vulnerabilidade social, com disponibilização de diversos serviços, como brechó beneficente e cadastro de carteiras de benefícios sociais, e pessoas portadoras de deficiência ou acamadas, com o empréstimo de equipamentos de acessibilidade - cadeira de rodas, cadeiras de banho e muletas. A implementação do Inclusiva Pel é resultado de emenda parlamentar do vereador Reinaldo Elias (Progressistas). O funcionamento será na rua Três de Maio, 1.074, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h.
Paula elogiou o trabalho das equipes da SAS, destacando o esforço e a dedicação ao longo do mandato. “Temos uma Secretaria que atende a quem mais precisa, principalmente. em situações de calamidade, quando sabemos que as pessoas mais vulneráveis são as mais atingidas. Além disso, sabemos que não basta apenas atender a quem mais precisa, mas, sim, atender à população com a devida dignidade, respeito e consideração. Isso é respeitar a dignidade da pessoa humana, que é o princípio mais importante da nossa Constituição”, ressaltou.
A chefe do Executivo também visitou as dependências do local, incluindo as rouparias, setores que irão permitir que as pessoas possam selecionar as roupas de sua preferência, além da sala que abriga os equipamentos de acessibilidade que serão disponibilizados para a comunidade.
Conforme a secretária de Assistência Social, Raquel Nebel, a proposta do Inclusiva Pel já havia sido idealizada. Porém, a implementação foi adiada em razão do período de calamidade vivenciado no mês de maio. “É muito importante o nosso governo garantir esse espaço de autonomia para as pessoas. Representa o resgate da cidadania porque, anteriormente, as roupas eram escolhidas por nós e, agora, temos essa nova modalidade, para que as pessoas venham ao local e escolham as roupas que preferir”, comemorou.
Além do estoque próprio de vestuário, a Secretaria aceita doações de peças pela comunidade durante o horário de funcionamento. No entanto, a secretária adverte que doação não é descarte. Serão disponibilizadas ao público-alvo do Inclusiva Pel peças em bom estado. Roupas inservíveis, que não têm como recuperar por problema na costura ou manchas, não serão aceitas. “Muita gente que vive na rua, principalmente os homens, vem até nós em busca de roupas que possam usar para procurar trabalho”, justifica Raquel.
Mobilitá
O Inclusiva Pel também tem um setor responsável pelo empréstimo de órteses - aparelhos que auxiliam na funcionalidade de membros de forma provisória ou permanente - chamado Mobilitá. Atualmente, o serviço conta com 16 cadeiras de rodas, 12 muletas e dez cadeiras de banho disponíveis para cedência.
O empréstimo é feito, conforme disponibilidade, para pessoas que têm Cadastro Único (CadÚnico) ativo. Os documentos necessários para solicitar são documento com foto e CPF (do beneficiário e do solicitante), comprovante de residência, Número de Inscrição Social (NIS) e laudo médico atestando a necessidade.
A secretária Raquel Nebel acrescenta: “sempre aceitamos doações, seja de roupas ou de materiais para ampliação do Mobilitá. Só pedimos que a comunidade colabore com materiais em bom estado”