ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita participa da formatura de facilitadores do programa ACT

Treze profissionais finalizaram a capacitação e receberam os certificados entregues pela gestora municipal. Pelotas foi a primeira cidade, no mundo, a implementar a metodologia socioemocional como política pública

Por Marina Amaral 29-09-2021 | 14:06:48

A manhã desta quarta-feira (29) foi marcada pela formatura de 13 novos facilitadores do programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros, que compõe o Pacto Pelotas pela Paz, em um ato simbólico no Salão Nobre do Paço Municipal. A prefeita Paula Mascarenhas, primeira gestora municipal a implementar a metodologia socioemocional como política pública em uma cidade do mundo, foi responsável pela entrega dos certificados à turma, que é a pioneira a ser conduzida por servidores.

Esse grupo de facilitadores é formado por profissionais de vários nichos da Secretaria de Assistência Social (SAS), que trabalham com pessoas de alta vulnerabilidade social. Paula destacou o papel fundamental que teve a integração da SAS ao Pacto, já que a família representa um importante espaço de prevenção à violência, eixo no qual o ACT está inserido, além do trabalho realizado no momento em que se vive, com reflexos da crise sanitária e econômica causada pela Covid-19.

“É uma trajetória muito rica que estamos trilhando, que mostra a consolidação da metodologia. Pelotas foi o primeiro lugar no mundo que tornou essa iniciativa uma política pública, e é algo que vai permanecer e ser levado adiante pelos servidores. Essa capacitação é um instrumento que vai transformar a cidade e os facilitadores, ajudando-os a se tornar, tanto profissionais quanto pessoas, melhores. É uma experiência extremamente profunda”, declarou a prefeita.
Foto: Gustavo Vara

Para a coordenadora do ACT e diretora de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública, Alicéia Ceciliano, a formação de facilitadores da área da Assistência Social era um dos objetivos do programa, para que pudesse chegar às famílias, onde a violência se inicia de fato. “Podemos ver que o ACT dá certo e é possível prevenir a violência na primeira infância. Os índices criminais estão caindo, em Pelotas, porque estamos trabalhando com a prevenção”, frisou. 

Também estiveram presentes na formatura a titular da 5ª Delegacia Penitenciária Regional, Deisy Vergara, os secretários de Educação e Desporto, Adriane Silveira, de Segurança Pública, José Apodi Dourado, e de Assistência Social, José Olavo Passos, e a coordenadora executiva e assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore. 

As 13 novas facilitadoras

Durante a solenidade, uma das formandas, Samanta Rodrigues, que atua no abrigo Casa do Carinho, contou que convive, diariamente, com a violência e vê como isso afeta as famílias. Agora, ela se sente capaz de atuar por meio desse instrumento. “Nós trabalhamos com famílias muito vulneráveis. O ACT representa esperança, que é o que almejo para as famílias que trabalho”.

As facilitadoras são profissionais dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), dos Especializados de Assistência Social (Creas), do Atendimento à Mulher e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), além de educadoras sociais da Casa de Acolhida Luciety e responsáveis pela Casa do Carinho e Programa Família Acolhedora. 

Foto: Gustavo Vara

A partir de outubro, terá início a introdução da metodologia socioeducacional nessas instituições. As aulas foram em seis encontros, ministrados por Alicéia e pelo psicólogo Pablo Zaffaroni.

Tags

pacto pelotas pela paz, act, criando crianças em ambientes seguros

Carregando 0%
Carregando 0%