ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeita participa da posse da diretoria do consórcio Conectar

Durante a cerimônia, foi anunciado o nome da primeira empresa que realizará doação para o Consórcio de municípios, para compra de insumos hospitalares e vacinas contra Covid-19

30-03-2021 | 16:27:19

Na manhã desta terça-feira (30), a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, acompanhou a cerimônia virtual de posse da diretoria e do conselho fiscal do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), criado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). No evento, também foi apresentada a primeira empresa que realizará doação ao grupo formado por cerca de dois mil municípios brasileiros.

Foto: Reprodução internet

O resultado da votação foi anunciado pela comissão eleitoral, da qual a prefeita Paula fez parte. O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), é o primeiro presidente do Conectar. Os cargos de primeiro e segundo vice-presidentes foram ocupados, respectivamente, pelos prefeitos de Belém, Edmilson Rodrigues (PSol), e Cíntia Ribeiro (PSDB), de Palmas. Cada região brasileira será representada por dois gestores municipais na diretoria do Conectar, sendo que o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello (MDB), é um dos representantes do sul do país.

Paula disse que a posse da diretoria administrativa do Conectar representa o início de um trabalho que quer somar forças, unir o Brasil e auxiliar o governo federal na aquisição de vacinas e insumos.

"Não é um consórcio contra ninguém. É um consórcio que vem para dar mais força aos municípios para que possam, também, buscar essa alternativa com uma capacidade muito maior de redução de valores e de força no mercado internacional", enfatizou a prefeita.

A diretoria empossada nesta terça-feira será responsável pela gestão do Consórcio pelos próximos dois anos. O Conectar foi criado, no dia 22 de março, como uma alternativa, em caso de dificuldade de execução do Plano Nacional de Imunização (PNI), para a compra de vacinas contra a Covid-19, assim como insumos e equipamentos para área da saúde.

Primeira doação ao Conectar

Depois da posse, foi apresentada a primeira parceria do Consórcio - uma empresa de cosméticos anunciou a doação de R$ 4 milhões para a compra de insumos hospitalares e vacinas contra a Covid-19. O presidente do Conectar destacou a importância da união dos municípios, assim como das empresas e instituições, para que o Brasil tenha melhores resultados no processo de imunização.

Foto: Reprodução internet

"O Consórcio possibilitará a compra de insumos e vacinas com melhores condições de negociação, preços e entrega do que se fossem feitos de forma isolada. Em menos de um mês, cerca de dois mil municípios conseguiram aprovar, nas Câmaras de Vereadores, a lei para participar do Consórcio. É a maior representação da união de esforços", disse Loureiro.

Também participaram da posse da diretoria do Conectar representantes do Instituto Butantan e da Fiocruz, além o presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas, Fábio Nogueira, e do conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina, José Nei Ascari. O Tribunal de Contas catarinense será o responsável pela fiscalização das ações do Consórcio.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

consórcio, vacina, conectar, fnp, prefeitos, frente nacional de prefeitos, consórcio nacional de vacinas

Carregando 0%
Carregando 0%