Essa foi a primeira turma capacitada por equipe própria da Prefeitura. Metodologia socioemocional integra as estratégias de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz
Por Marina Amaral 18-08-2021 | 14:18:49
Esta quarta-feira (18) foi marcada pelo início de uma nova formação de facilitadores do programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros. Trata-se da primeira instrução feita pelos próprios servidores integrantes da estratégia, que faz parte do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz. A prefeita Paula Mascarenhas, primeira gestora municipal a implementar a metodologia socioemocional como política pública em uma cidade do mundo, realizou a abertura do curso.
A chefe do Executivo destacou a importância da ampliação do ACT para todas as secretarias, e o fato de a capacitação ser realizada por equipe própria da Prefeitura.
“Esse programa impacta a vida de todos os envolvidos, e isso mostra o quanto a educação é revolucionária. Encontramos, na estratégia socioemocional, o caminho para vencer a violência. Nosso compromisso, enquanto Poder Público, é transformar vidas. Assim, podemos transformar o mundo”, enfatizou a gestora.
Paula lembrou que o programa abrange vários setores. Começa com as crianças e famílias, chega até as escolas, além de envolver pessoas em situação de risco para violência e infratores e, neste mês, alcançou os ressocializandos do sistema prisional. “Isso completa o ciclo de instituições, a fim de que a cultura da paz chegue em todos”, finalizou.
Durante a abertura, os convidados ouviram uma mensagem enviada pela idealizadora do ACT, a psicóloga brasileira, que mora nos Estados Unidos, Júlia da Silva. Ela, que atuou por 23 anos na Associação Americana de Psicologia, onde foi diretora do Escritório de Prevenção à Violência, demonstrou sua admiração pela trajetória que está sendo trilhada: “A experiência de Pelotas tem sido extraordinária.”
Também estiveram presentes o vice-prefeito Idemar Barz, a titular da 5ª Delegacia Penitenciária Regional, Deisy Vergara, e os secretários de Educação e Desporto, Adriane Silveira, de Segurança Pública, José Apodi Dourado, e de Assistência Social, José Olavo Passos.
A formação foi destinada a profissionais dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Especializados de Assistência Social (Creas), ao Atendimento à Mulher, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), educadores sociais da Casa de Acolhida Luciety e responsáveis pela Casa do Carinho e Programa Família Acolhedora. Todos trabalham com pessoas de alta vulnerabilidade social.
A formação é feita pela coordenadora do ACT e diretora de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública, Alicéia Ceciliano, e pelo psicólogo Pablo Zaffaroni. Serão seis encontros, que se estendem até a próxima sexta-feira (27). Após o treinamento, existem testes para obter os certificados. A expectativa é que, em outubro, seja aplicada a capacitação para a área da Educação.