ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Prefeita Paula Mascarenhas celebra formatura da GM

Município passará a contar com 51 novos guardas municipais a partir de dezembro. Chefe do Executivo reforçou o aspecto humano do servidor da Segurança Pública

Por Roberto Ribeiro 09-11-2024 | 16:51:52

A responsabilidade do cargo e o humanismo necessário no cumprimento do dever foram os principais recados que a prefeita Paula Mascarenhas deixou em seu discurso na formatura dos 51 novos guardas municipais que estarão nas ruas de Pelotas a partir da primeira semana de dezembro. A cerimônia foi realizada na noite de sexta-feira (8) no auditório do Sicredi. Com o acréscimo dos formandos, a corporação passa a contabilizar um efetivo de 181 servidores e servidoras em atividade no município.  

Sem deixar de cumprimentar efusivamente os formandos e suas famílias, Paula ressaltou que Segurança Pública não é caso, somente, de polícia. E a exemplo da política pública que marca a gestão do setor, a chefe do Executivo municipal lembrou que Segurança demanda trabalho integrado e coletivo, que dialoga com diversas áreas da Prefeitura para levar tranquilidade, conforto e sensação de segurança à população. 

“Não percam nunca a humildade de entender que vocês são servidores públicos, que o patrão é a população que mais precisa de vocês, não percam a referência da responsabilidade que vocês carregam, da disciplina necessária, da compreensão de hierarquia, e não esqueçam nunca do fator humano, atrás da farda tem um ser humano, a sociedade não precisa de super-heróis, mas de gente comprometida, que sabe da sua missão e se orgulha da sua farda, da sua história e tenha também afeto por outros seres humanos”, afirmou.

A prefeita Paula Mascarenhas discursa na solenidade de formatura de 51 guardas municipais (Foto: Michel Corvello)

O compromisso assumido desde 2017, ainda em seu primeiro mandato, de reforçar o contingente da GM, também foi mencionado pela prefeita - algo possível somente após o governo ser obrigado a lidar com uma série de crises, especialmente nos últimos quatro anos, como sanitária (Covid), climática (enchentes, ciclone e estiagens) e fiscal (queda brutal na receita em 2022): “Foi uma luta árdua, uma espera longa para nós também, queríamos esta formatura há sete anos, quando lançamos o Pacto pela Paz - enfrentamos todas as crises possíveis, mas estamos vivos, fortes, resilientes e fazendo esta celebração”, disse Paula, que ao final da cerimônia foi homenageada pela própria Guarda Municipal e pela Polícia Civil.

A luta do município foi reconhecida pela primeira mulher a ocupar o posto de comandante da Guarda, a atual secretária de Segurança, Cíntia Aires. “É uma noite de muita gratidão, gratidão que também celebra, além da conquista, a superação de tantos obstáculos - não podemos deixar de agradecer a prefeita Paula, que lutou muito por este momento, superando dificuldades financeiras, pandemia e desastres naturais”, afirmou.  

A prefeita Paula e o vice, Idemar Barz, cantam o hino nacional com os demais participantes da mesa na formatura da Guarda Municipal, na noite desta sexta-feira, no auditório do Sicredi, em Pelotas (Foto: Michel Corvello)

Uma das seis mulheres da turma, a formanda Priscila de Souza Borges, 38 anos, ouviu atentamente o discurso da prefeita. Para ela, a formatura da noite de sexta-feira representou um sonho realizado, que alimentou desde o início da fase adulta. “Não me pergunte porquê”, pediu ela. “Quem quer trabalhar com Segurança Pública não tem outra opção, não importa se em âmbito federal, estadual ou municipal”, disse. A guarda municipal está convicta que está pronta para cumprir a missão. Formada em Direito, nos últimos quatro anos atuou como advogada para “pagar boletos”. Pouco, mas não descarta a experiência. Principalmente agora, como guarda municipal. Tem toda fé de que poderá utilizar seu conhecimento técnico-jurídico, aliado à sua natureza conciliadora, para prestar o serviço que o município e a população de Pelotas esperam. “Como advogada percebi que erros policiais podem cometer injustiças e comprometer o trabalho do Judiciário, quem prende errado não prende ninguém”, afirmou. 

Os formandos em momento de descontração após a formatura. Novos guardas municipais estarão nas ruas a partir da primeira semana de dezembro (Foto: Michel Corvello)

A partir de segunda-feira (11), os novos guardas municipais passarão por estágio de adaptação. Em dezembro, primeira semana, estarão na rua. O processo começou em 2018, com o concurso público, após publicação do edital no ano anterior. Foi interrompido pela pandemia, em 2020, e finalmente este ano foi concluído, após curso de 600 horas aula ministrado pela Academia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Acadepol/RS) e pelo departamento de ensino da Secretaria Municipal de Segurança Pública. “Estou muito feliz e satisfeito, esses 51 novos GMs representam um apoio importantíssimo para nossas equipes. Iremos distribuir nosso efetivo conforme os levantamentos do Observatório Municipal e fortalecer nossas equipes especializadas em motos e nas patrulhas escolar e rural."

Também estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Idemar Barz, o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Lúcio Janes, a coordenadora do Pelotas Pacto pela Paz, Aline Crochemore, o vereador Jone Soares, representando a Câmara Municipal, o delegado regional da Polícia Civil, Márcio Steffens, a também delegada e diretora-geral da Acadepol, Elisângela Melo Reghelin, e o comandante do 4º BPM, Paulo Renato Scherdien.

Tags

Guarda Municipal, Formatura, Efetivo, Corporação

Carregando 0%
Carregando 0%