O professor do Centro de Epidemiologia da UFPel, Joseph Murray, irá produzir um estudo acadêmico sobre o Pacto Pelotas pela Paz, política pública da Prefeitura
Por Marina Amaral 20-10-2021 | 16:25:49
A prefeita Paula Mascarenhas recebeu, nesta quarta-feira (20), a visita de Joseph Murray, responsável pelo Estudo Piá - Primeira Infância Acolhida, que integra o eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz e é fruto da parceria entre Prefeitura e o Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O professor trouxe as primeiras informações da pesquisa e pediu autorização à gestora para iniciar um projeto de avaliação do Pacto, política pública do Município. A reunião foi acompanhada dos consultores do Pacto e diretores do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke e Tâmara Biolo.
Durante a reunião, foram apresentadas as primeiras evidências do Estudo, que foi inédito no país ao utilizar as metodologias dos programas Conte Comigo e ACT Criando Crianças Seguras na prevenção da violência, com 440 crianças da Coorte 2015. Esses dados, segundo Paula, vão ajudar na revisão e qualificação das estratégias municipais, a partir de evidências científicas.
“Nosso mandato está focado na proteção às crianças. Por isso, é essencial acompanhar as evidências, a fim de verificar se estamos no caminho certo. Uma pesquisa acadêmica como essa nos dá embasamento para alinhar rotas e corrigir o que precisa ser corrigido. Vamos usar a ciência para acertar as políticas públicas”, afirmou a chefe do Executivo municipal.
A parceria entre academia e administração municipal terá um novo passo, já que, além de dar continuidade às avaliações do Estudo Piá no próximo ano, Murray irá promover uma pesquisa científica sobre o Pacto Pelotas pela Paz. “É muito importante ter uma gestora municipal com essa visão, que tenha interesse em olhar para as evidências científicas e, dessa forma, implantá-las na cidade”, defendeu o professor da UFPel.
A assessora especial do Pacto, Aline Crochemore, também participou do encontro.