ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana

Prefeito visita área a ser cedida ao projeto Remar para o Futuro

Espaço do município será disponibilizado para criação de centro cultural e de formação ambiental para crianças e adolescentes junto ao Arroio Pelotas

Por Roberto Ribeiro 16-01-2025 | 18:06:21

O prefeito Fernando Marroni visitou na tarde desta quinta-feira (16) a área do município junto ao Arroio Pelotas que será cedida para o projeto Remar para o Futuro. No local, os coordenadores da iniciativa, hoje voltada para o ensino e para a prática de remo, pretendem ampliar a abrangência do projeto. A ideia prevê a criação de centro cultural, com espaço para formação ambiental de crianças e adolescentes no município. A agenda, que contou com a presença dos secretários de Urbanismo, Otávio Peres, e Esporte, Lazer e Juventude, Pablo Salomão, pela primeira vez reuniu representantes dos entes que compõem a interinstitucionalidade do Remar para o Futuro - formado por Prefeitura, UFPel e Clube Centro Português 1º de Dezembro. O vice-reitor recém empossado, Eraldo Pinheiro, e o presidente do clube, Eduardo Carreira, também estavam presentes.

“Esta reunião, aqui, onde o Remar para o Futuro acontece, que conta com a Prefeitura, com a universidade e com o clube Centro Português, demonstra que a ideia de expandir o projeto está fortalecida e o município reconhece esta oportunidade”, disse o prefeito durante o encontro.

O prefeito Fernando Marroni cumprimenta o coordenador e um dos fundadores do projeto, Fabrício Boscolo, na sede onde ocorrem os treinos do Remar para o Futuro, junto ao arroio Pelotas (Fotos: Volmer Peres)

A área a ser cedida fica ao lado de onde ocorrem os treinos do Remar para o Futuro, no Recanto de Portugal, vizinha à primeira sede campestre do Centro Português. No âmbito da Prefeitura, já conta com parecer favorável da Procuradoria Geral do Município e, na Secretaria de Urbanismo (então Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana), técnicos da pasta já executaram levantamento topográfico e memorial descritivo. Em breve será devolvido à PGM para tramitação final.  

Coordenador e um dos fundadores do projeto, Fabrício Boscolo disse que hoje a área pretendida, uma praça cercada por grades e fechada com corrente e cadeado, praticamente não oferece acesso e nem utilidade pública. Com a possibilidade de utilizá-la, o Remar para o Futuro agrega valor com uma proposta de fomento à cultura e de educação ambiental. A ideia, em parceria com a universidade e com o clube social, é construir um auditório, desenvolver o plantio de árvores frutíferas e instituir práticas pedagógicas que incluem visitas guiadas pelo arroio Pelotas nas embarcações do projeto.

Remar

Reunião realizada nesta tarde com o prefeito Fernando Marroni, secretários e representantes dos entes que compõem o Remar para o Futuro; município vai ceder área para ampliação do projeto, junto ao arroio Pelotas

Atualmente o Remar para o Futuro oferece aulas de remo para alunos da rede municipal de ensino, principalmente do Colégio Municipal Pelotense, Francisco Caruccio e Piratinino de Almeida, às segundas-feiras, terças, quintas, sextas e sábados. No momento, um treinador e um atleta do projeto estão no Rio de Janeiro para participar da escolha dos remadores que vão integrar a Seleção Brasileira Júnior no Campeonato Sul-Americano da categoria. 

Em dezembro, dois meses depois do acidente na BR-376, na altura de Guaratuba (PR), que provocou a morte de sete atletas e do coordenador técnico Oguener Tissot, o Ministério dos Esportes anunciou o repasse para custeio de uma verba de R$ 753 mil. 

A delegação voltava de uma competição na raia olímpica da USP, em São Paulo. O único sobrevivente, o atleta João Pedro Milgarejo, deve integrar a Seleção Brasileira Júnior no Campeonato Sul-Americano.

Tags

Apoio, Parceria, Esporte, Educação Ambiental, Cultura

Carregando 0%
Carregando 0%