Frente de trabalho vai atuar a partir da Guabiroba em direção à vila Farroupilha, na quinta e sexta-feira (6 e 7)
Por Roberto Ribeiro 03-02-2025 | 16:36:24
A Prefeitura anuncia mais um mutirão contra a dengue. A quarta frente de trabalho voltada para a eliminação de focos do Aedes aegypti em três semanas será realizada nesta quinta e sexta-feira (dias 6 e 7). A iniciativa, que faz parte da campanha “Deu pra ti - Aqui a dengue não vai se criar”, terá início na Guabiroba, onde as equipes das secretarias de Saúde (SMS) e Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) começaram a atuar na semana passada. Dali, se estenderá em direção à vila Farroupilha, também no bairro Fragata - região que lidera a incidência de focos do mosquito transmissor da doença.
Desta vez a área de abrangência está delimitada pelas avenidas Theodoro Muller e Presidente João Goulart, além das ruas Almirante Guilhobel e Carlos Gotuzzo Giacoboni. Em princípio, serão contemplados 6.876 imóveis, em 116 quarteirões. Além de maquinário para limpeza e do efetivo da Ssui e da empresa prestadora de serviços, devem participar por volta de 40 agentes de endemias da SMS. O grupo é responsável por atuar junto à comunidade da área, prestando orientações a respeito de como evitar focos do mosquito e na distribuição de material informativo.
Ao mesmo tempo, equipe de Vigilância em Saúde da SMS solicita à população da região que coloque lixo e material inservível em frente às residências e empresas, para recolhimento. Um carro de som deve circular, na véspera, para reforçar o pedido.
O mutirão visa impedir a explosão de casos da doença que o município registrou em março do ano passado, quando contabilizou quase 200 notificações. Neste ano, desde o dia 16 de janeiro, a Prefeitura, via parceria Ssui-SMS, já realizou três mutirões de combate à dengue. O primeiro na região da Gotuzzo, o segundo no bairro Simões Lopes e o terceiro na Cohab Fragata e parte da Guabiroba.
De acordo com levantamento atualizado nesta segunda-feira (3) pela SMS, foram detectados em Pelotas este ano 91 focos do mosquito Aedes aegypti. O Fragata é o bairro com maior número (54), por isso concentra as ações da campanha “Deu pra ti - Aqui a dengue não vai se criar”. É seguido da área central (15) e bairro Areal (dez). A Secretaria alerta que é nas residências onde se encontra o maior número, em recipientes que acumulam água, como vasos e pratos de flores, tampinhas, garrafas pet, copos de plástico, chaleira, bebedouros de cães e gatos, baldes e latas de tinta.