Já são 13 casos confirmados no município - quatro deles “importados” (pacientes que foram infectados em outras cidades)
Por Roberto Ribeiro 01-04-2025 | 17:14:39
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atualizou na manhã desta terça-feira (1º) os números relativos à dengue em Pelotas. São 13 casos confirmados no primeiro trimestre deste ano, quatro deles “importados” - pacientes que contraíram a doença fora dos limites do município. De um total de 160 notificações neste ano, 129 foram descartadas. Atualmente, 18 estão em investigação.
Em 2024, no primeiro trimestre, foram registrados 261 casos positivos para dengue no município - 181 apenas em março. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Vera Neto, a redução em relação ao mesmo período do ano anterior se deve à ações intensas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue - trabalho que é feito inclusive aos sábados por intermédio de agentes de combate às endemias, bem como por operários de saúde ambiental, que recorrem a controle químico para eliminação de focos em residências, UBSs, rodoviária, empresas de ônibus e transportadoras. Vera cita ainda as ações educativas do programa Zooando nas Escolas, realizado em toda a rede escolar do município (pública e particular), a campanha Deu pra ti - aqui a dengue não vai se criar, que utiliza um carro de som nos bairros com mensagens de alerta à população, e os mutirões de limpeza já realizados em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui).
Apesar da queda em todos os indicadores relacionados à doença no comparativo com 2024, a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria defende que a batalha contra a dengue está longe de estar vencida. Conforme ela, a incidência de focos ainda é preocupante, com números considerados altos, principalmente em residências. “A população tem que cooperar, evitando deixar recipientes como potes, vasos, garrafas e tampas pet com água parada, a responsabilidade é de todos, não só da Prefeitura”, diz Vera Neto. O bairro Fragata, zona oeste de Pelotas, segue liderando os números com 293 focos detectados até dia 27 de março, seguido do bairro Três Vendas, zona norte (164), e Areal (48), zona leste.