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Prefeitura e Liga ajustam ações de apoio ao Carnaval de Rua

Dez secretarias municipais e BM vão contribuir para garantir qualidade e segurança nos desfiles de blocos, cordões e bandas carnavalescas

Por Joice Lima 07-02-2025 | 14:50:33

No final da manhã desta quinta-feira (6), representantes de diversas secretarias municipais estiveram reunidos com a diretoria da Liga de Blocos de Rua e Cordões Carnavalescos de Pelotas, no Paço Municipal, para ajustar as ações da parceria. Ao todo, dez secretarias municipais vão prestar apoio na segurança, limpeza, organização do trânsito, divulgação, etc., nos 58 desfiles que devem ocorrer ao longo do ano, sobretudo nos meses de fevereiro e março.

 "Todas as secretarias estão nos recebendo de braços abertos, dispostas a nos ajudar nesse compromisso de fazer um Carnaval de Rua com mais qualidade e segurança", disse a presidente da Liga, Jacqueline Santos.

Um dos pontos destacados foi a necessidade de reforçar a organização das ações nos dias em que haverá maior concentração de desfiles. A programação, que teve início em 26 de janeiro, com o Bloco Infantil Siri Cascudo, continua neste domingo (9), com três desfiles (Bloco da Jamaica, Banda Carnavalesca BGV e Bloco do Jardim); ainda em fevereiro, haverá um bloco no dia 15; outros três no dia 22 e cinco no dia 23. De 1° a 4 de março, data oficial do Carnaval nacional, haverá 15 desfiles e no dia 9 de março, outros seis desfiles. Boa parte da programação que ocorre no mesmo dia, será em bairros diferentes, distantes um do outro.  

Fotos: Secom

Levando essas questões em consideração, representantes da Secretaria de Urbanismo (Seurb) apresentaram mapas do município com a distribuição espacial dos blocos por datas, por volume de atividades (datas em que há mais grupos desfilando ao mesmo tempo) e por concentração de público - vários blocos, como o do Mapa, do Sereno e da Várzea, costumam atrair mais de dez mil foliões e folionas, o que demanda reforços em todos os serviços. Os mapas serão encaminhados a cada uma das secretarias envolvidas e à Brigada Militar (BM).

Também foram tratados assuntos como as dinâmicas de deslocamento; emissão de licenças para uso do espaço público (Seurb providenciará para todas, sem necessidade de cadastrar solicitações no Projus); horários de fechamento de ruas (com divulgação antecipada, para prevenir os motoristas); ações de limpeza pós-desfile - o Sanep pede que a Liga ajude a recolher o "grosso" dos detritos que costumam ficar pela ruas no trajeto dos desfiles; também foi sugerido que orientações sobre medidas de segurança e cuidados com a saúde sejam veiculadas durante os desfiles, pelo caminhão de som. 

A presidente da Liga disse que haverá presença de um bombeiro civil em cada desfile, uma ambulância em eventos de grande concentração de público e será feito um edital, com ajuda da Seurb, para seleção de ambulantes com venda de bebidas (com qualificação, para que evitem garrafas de vidro). Uma novidade desta edição será a presença de controladores de acesso em todos os desfiles. 

A Brigada Militar enfatizou que transferências de datas de desfiles devem ser informadas com antecedência, a fim de não trazer despesas desnecessárias nem prejudicar o policiamento ostensivo da cidade.     

Participaram da reunião os secretários de Cultura, Carmem Vera Roig; de Segurança Pública, Cíntia Aires; de Igualdade Racial, Júlio Domingues; o tenente-coronel Jardim (BM); e representantes do Gabinete da Vice-prefeita, da Secretaria de Governo e Ações Estratégicas, Secult, STT, GM, Sanep e Serviços Urbanos e Infraestrutura.

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carnaval de rua, blocos, serviços, segurança, bandas

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