ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeitura imuniza mais de 2,9 mil idosos nesta quinta-feira

Vacinação simultânea ocorreu no Centro de Eventos e nos bairros. Processo segue nesta Sexta-feira Santa (2), com 2 mil doses disponíveis para o grupo com 67 anos ou mais

Por Marina Amaral 01-04-2021 | 18:28:54

*Atualizada às 13h01min do dia 05/05/2021.

O tempo instável desta quinta-feira (1º) não impediu a população de ir em busca da proteção contra o coronavírus, no drive-thru da vacinação no Centro de Eventos da Fenadoce. Foram 1.846 doses aplicadas em idosos com 68 anos ou mais pela Prefeitura de Pelotas. Nas sete escolas municipais, nos bairros, 1.092 pessoas, a partir de 70 anos, garantiram sua proteção

“Parece até uma mentira de 1º de abril”, brincou o Luiz Carlos Barbosa, após receber a aplicação, referindo-se à grande expectativa depois de tantos meses de espera. “Nesse tempo, vi muitos amigos perderem a vida”, lamentou. 

Débora Canez levou seu pai, Doli, e o amigo dele, Jamir Silveira, para se vacinarem. Eles são vizinhos e foram juntos com o intuito de tornar a espera mais agradável. “Foi diferente, ficamos conversando e falando sobre o futuro”, contou Jamir. Visivelmente emocionada, Débora tirava foto dos dois. “Não consigo nem falar que sinto vontade de chorar (...) Estamos vencendo a primeira etapa”, celebrou.

Cultivando uma amizade de mais de 40 anos, Regina Nunes e Antônio Domingues foram juntos receber a vacina e se divertiram enquanto falavam sobre as quatro décadas de companheirismo e tolerância. “Que venham mais e mais vacinas para que cada vez mais gente se proteja”, projetou Regina. 

Mais de 1,8 mil doses foram aplicadas no drive-thru - Fotos: Michel Corvello

Às vésperas da Páscoa, Aldair e Ademir Kabkn entregaram uma lembrança para a aplicadora da vacina. Ademir, que se vacinou nesta quinta-feira, explicou que o singelo presente é uma forma de agradecimento e reconhecimento aos profissionais da saúde que estão se sacrificando neste difícil momento. Enquanto via o marido receber a dose, Aldair tirava fotos para mandar para os filhos, que moram fora da cidade. 

“É gratificante poder aplicar uma dose de esperança na população”, afirmou a estudante do técnico em Enfermagem e também aluna do curso de Enfermagem, Marcella Bilhalva. Há momentos, inclusive, que ela precisa sair dos pavilhões para conseguir recuperar o fôlego. “Sinto que estou trazendo vida a todas essas pessoas”, finalizou.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Afonso Vizeu, o grande movimento pôde ser comprovado nos números finais de vacinação. Foram 235 doses aplicadas. Uma delas foi em Gilka Silveira, que mora a apenas duas quadras do colégio - o que facilitou muito a sua ida ao local. “Não senti nada. Pena que a vacinação não foi antes, mas tudo no seu tempo”, destacou. 

Nas escolas, foram mais de 1,9 mil vacinados - Fotos: Michel Corvello

Vacinação segue no feriado

Nesta Sexta-feira Santa (2), o Centro de Eventos vai receber os idosos com 67 anos ou mais para a aplicação da 1ª dose do imunizante contra a Covid-19. Serão 2 mil doses disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A entrada do drive-thru, que ocorre das 9 às 17h, é pela avenida Pinheiro Machado. 

Quais documentos levar

- Identidade

- Cartão SUS ou CPF 

- Comprovante de residência

Nesse dia, também tem início a arrecadação de alimentos não-perecíveis - principalmente leite - e produtos de higiene e limpeza, que podem ser doados pelos beneficiados com a vacina e seus acompanhantes. As doações serão destinadas a famílias em vulnerabilidade social de Pelotas. A ação segue na próxima semana, nas sete escolas municipais, onde ocorre a vacinação nos bairros para o grupo de 67 a 69 anos ou mais. 

Veja mais

+ Município arrecada alimentos durante vacinação contra Covid

Aplicação nas escolas a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira (5), quem não conseguiu ir até o Centro de Eventos, nesta semana, poderá se dirigir a uma das sete escolas municipais selecionadas pela Prefeitura para garantir a proteção. O público-alvo é formado pelos os idosos de 69, 68 e 67 anos, respectivamente, nessa ordem dos dias. A vacinação nos bairros para esse grupo vai se estender até quarta-feira (7), sempre das 10 às 15h, mediante o sistema de distribuição de fichas.

Fique atento à programação

* Segunda-feira (5) - vacinação de idosos a partir dos 69 anos, nas sete escolas selecionadas, das 10 às 15h.

* Terça-feira (6) - vacinação de idosos a partir dos 68 anos, nas sete escolas selecionadas, das 10 às 15h.

* Quarta-feira (7) - vacinação de idosos a partir dos 67 anos, nas sete escolas selecionadas, das 10 às 15h.

Relembre o endereço das escolas

- EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) - 100 doses por dia

- Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) - 200 doses por dia

- EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) - 200 doses por dia

- EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) - 100 doses por dia

- EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) - 200 doses por dia

- EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) - 100 doses por dia

- EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2257 (Laranjal) - 100 doses por dia

Formulário de vacinação pode ser previamente preenchido

A Prefeitura disponibiliza à população o formulário de vacinação, que pode ser levado previamente preenchido com os dados pessoais do beneficiado. A iniciativa visa agilizar o atendimento nos drive-thrus e nas escolas. No entanto, é importante ressaltar que não se trata de uma obrigação do cidadão.

Aqueles que optarem por levar o documento precisam responder às questões que se encontram nas caixas com a indicação “preenchimento em letra de forma pelo paciente”. O restante, referente a detalhes clínicos, é feito de maneira manual pelos profissionais da saúde no dia da imunização.

O formulário está disponível para download no hotsite sobre o coronavírus.

O que é importante saber antes de se vacinar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para os casos que devem apresentar atestado médico na hora de receber o imunizante. São eles:

- portadores de doenças reumáticas imunomediadas; 

- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; e, 

- pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes. 

Além disso, quem faz uso de imunoglobina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. 

Não devem ser vacinadas aquelas pessoas que apresentarem sintomas gripais ou demais doenças febris nas últimas quatro semanas.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

coronavírus, vacinação, imunização, idosos, 68 anos ou mais, 70 anos ou mais, drive-thru, escolas

Carregando 0%
Carregando 0%