ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Prefeitura inicia campanha de combate à dengue

Ações começam pelo bairro Fragata, e os moradores devem descartar os objetos que juntem água parada, para recolhimento

Por Marcela Santos 15-01-2025 | 18:06:37

A Prefeitura de Pelotas lançou a campanha de combate à dengue, com um trabalho integrado entre as secretarias de Comunicação (Secom), Saúde (SMS), Qualidade Ambiental e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui). Nesta quinta-feira (16), o mutirão será realizado no bairro Fragata, e contará com 100 funcionários, sete retroescavadeiras, nove caçambas e um bobcat, além de outros 40 agentes de endemia e comunitários de saúde.

Intitulada Deu pra ti, aqui a dengue não vai se criar, a campanha pretende sensibilizar a comunidade pelotense no combate à doença. "Quem vai combater a dengue é a comunidade pelotense, pois temos uma responsabilidade coletiva. Cada ação de prevenção é um passo importante para garantir um ambiente mais saudável para todos, evitando que a cidade se veja sobrecarregada por casos de doença e suas consequências. Vamos juntos, com conscientização e ação, trabalhar para que Pelotas se livre da dengue e continue sendo uma cidade mais segura e saudável para seus moradores", disse o prefeito Fernando Marroni.

Na sexta, a atividade inicia às 8h, no quadrilátero formado pela rua Major Francisco Nunes de Souza com avenidas Cidade de Lisboa, Duque de Caxias e Pinheiro Machado. Neste perímetro, a gestão solicita aos moradores que descartem, em frente às casas, os objetos que juntem água parada, como pneus, garrafas, mobiliário, entre outros, para recolhimento.

O próximo, a partir de segunda-feira (20), será no Sítio Floresta, na zona norte de Pelotas. As equipes irão distribuir material educativo para evitar focos de proliferação do Aedes aegypti no município. Uma nova frente de trabalho contra a dengue está prevista para os dias 3 e 4 de fevereiro novamente no Fragata.

A região foi escolhida por concentrar maior incidência. Em 2024, até 30 de dezembro, dos 631 focos detectados pela Prefeitura, praticamente a metade (49,29%) foi no bairro Fragata, seguido pelas Três Vendas (19,02%). O cronograma dos mutirões será alterado, e ajustado conforme as ações de ombate à dengue. 

O impacto da dengue vai além dos sintomas desagradáveis que afetam os indivíduos, como febre, dor no corpo e cansaço. Quando não tratada adequadamente, a doença pode levar a complicações graves, como a dengue hemorrágica, que coloca a vida em risco. Isso torna ainda mais urgente a união de esforços entre a comunidade e os órgãos públicos no enfrentamento dessa ameaça.

Em Pelotas, existem 16 casos em investigação.

Tags

Ação, Saúde pública, Mutirão

Carregando 0%
Carregando 0%