Acumulado entre terça-feira (11) e a manhã desta quarta-feira (12) foi de 65 milímetros registrados pelo pluviômetro da casa de bombas Leste
Por Tânia Magalhães 12-02-2025 | 12:10:02
A Prefeitura mantém-se atenta e pronta para enfrentar a ocorrência de chuvas previstas para os próximos dias e informada pelos principais sites de climatologia. Na terça-feira (11), equipes estiveram a postos durante as fortes precipitações que, em menos de uma hora, provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade. O acumulado entre a terça e a manhã desta quarta-feira (12), registrado pelo pluviômetro da casa de bombas Leste do Sanep, localizada no Porto, chegou a 65 milímetros. Em cerca de 50 minutos, a região da avenida Bento Gonçalves, nas imediações do Carrefour, além do Cruzeiro, registrou precipitação de 60 milímetros.
As secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), de Desenvolvimento Rural (SDR), de Transporte e Trânsito (STT), o Sanep e a Defesa Civil prosseguem com as equipes nas ruas e alertas, prontas para auxiliar a comunidade ou tomar providências que se fizerem necessárias.
O Município conta com as sete casas de bombas, mantidas pelo Sanep, em pleno funcionamento e com servidores atuando, ininterruptamente, na retirada dos resíduos sólidos que chegam às grades dos equipamentos, conduzidos pelos canais de drenagem, para impedir danos. As casas de bombas são a Anglo, Castilho, Doquinhas, Farroupilha, Leste, Olvebra e Pontal da Barra.
Segundo avaliação técnica do Sanep, os alagamentos que se verificaram são justificados pelo intenso volume de chuva, em pouco tempo, em uma cidade plana. Essa condição inviabiliza o escoamento imediato das águas, embora com todo o sistema de drenagem em funcionamento.
A Ssui, no período da chuva torrencial de terça-feira, atendeu moradores da Vila Jacottet, zona norte da cidade, onde algumas casas chegaram a ser invadidas por lâmina de água. Não houve necessidade de remoção de nenhum morador. De acordo com o secretário Mateus André Oliveira, o sistema de drenagem funcionou bem. Tão logo a chuva torrencial passou, as valetas e tubulações retornaram à mostra, possibilitando intervenções manuais das equipes.
A Secretaria de Transporte e Trânsito sinalizou duas tampas de esgoto, a pedido do Sanep. Não houve necessidade de bloqueios de trânsito devido à chuva e os semáforos funcionaram a contento.
Na zona rural, não houve ocorrências significativas indicadas em levantamento das administrações distritais.