Curso pertence à Justiça Restaurativa, método do Pacto pela Paz. Participam funcionários do Município e de instituições parceiras
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 20-11-2019 | 10:39:36
Começou, na manhã desta quarta-feira (20), no auditório da Secretaria de Assistência Social (SAS), o curso de facilitadores em Círculos de Construção da Paz – Não Conflitivos, oferecido pela Prefeitura. A iniciativa pertence à Justiça Restaurativa, metodologia estratégica do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz. Participam cerca de 20 pessoas de diferentes secretarias municipais e instituições parceiras, como a Polícia Civil e o Centro de Integração Empresa-escola (CIEE).
A capacitação, com 20 horas de duração, é mediada pela orientadora educacional da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Jussara Tedesco dos Santos Cruz. O objetivo principal consiste – a partir de métodos, rodas e conhecimentos indígenas – na formação de facilitadores, capazes de compor círculos de construção da paz: diálogo (sensibilização), fortalecimento de vínculos familiares e equipes de trabalho, bem como promoção do senso de comunidade.
Nos encontros, os aprendizes são preparados ao uso de ferramentas metodológicas a fim de atuarem em atividades pedagógicas, na prevenção de conflitos e na identificação de oportunidades da aplicação dos círculos em suas ocupações cotidianas.