ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Serviços Urbanos e infraestrutura

Prefeitura roça cerca de dois milhões de metros quadrados em janeiro

Número exato do serviço no primeiro mês da atual gestão, 1.936.584 metros quadrados, equivale a 66 parques Dom Antônio Zattera

Por Roberto Ribeiro 04-02-2025 | 14:13:21

O serviço de zeladoria vem cumprindo uma das principais metas do primeiro mês da atual gestão municipal. Reivindicação generalizada da população, o governo responde a compromissos assumidos por meio de cinco mutirões e mais três específicos contra a dengue, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e atividades de manutenção em diferentes pontos da cidade. O resultado impressiona: entre os dias 2 e 31 de janeiro, as ações lideradas pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) alcançaram números que demonstram a necessidade da intervenção do Poder Público nos cuidados com a cidade.

O prefeito Fernando Marroni e o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Mateus Consen, conversam durante o mutirão de limpeza no Balneário dos Prazeres, o primeiro de uma série de oito frentes de trabalho organizadas nos primeiros 30 dias de governo em Pelotas (Fotos: Volmer Perez)

Apenas na atividade de roçado, equipes da Ssui e da SerSul, empresa prestadora de serviço, atingiram 1.936.584 metros quadrados, o que equivale a 66 parques Dom Antônio Zattera (34.840 metros quadrados) ou, ainda, 472 vezes a dimensão do Mercado Central (4.100 metros quadrados). 

Tem mais. Além do roçado, foram, ao todo, 178 quilômetros de raspação de meios-fios, o que equivale à distância entre Pelotas e Tapes pela BR-116. O serviço de pintura de meios-fios atingiu, no mês de janeiro, praticamente a totalidade do trajeto entre Pelotas e Pinheiro Machado - 106 quilômetros.

As operações de microdrenagem (valetamento), com apoio de um caminhão hidrojato do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), totalizaram 54,3 quilômetros nos oito mutirões realizados. Representam quase dez vezes o comprimento do canal Santa Bárbara, o maior do município, com 5,5 quilômetros de extensão. O recolhimento de entulhos, entre mobiliário e objetos inservíveis, galhos, troncos e resíduos de drenagem, representou 1.061 cargas, com a média de sete toneladas cada, contabilizando 7.427 toneladas recolhidas apenas no primeiro mês de governo.

Reconstrução

“Os números demonstram o tamanho do problema que a zeladoria enfrentava em nossa cidade, uma quantidade de demanda reprimida absurda”, avalia o prefeito Fernando Marroni, que elegeu, como primeira agenda do mandato, acompanhar o início da série de mutirões realizada ao longo do mês na cidade, iniciando-se no Balneário dos Prazeres, em menos de 12 horas após a cerimônia de sua posse.

Desde então foram mais sete, entre os de limpeza e os direcionados ao combate à dengue - pela campanha Deu pra ti - Aqui a dengue não vai se criar.

Funcionários da empresa prestadora de serviços trabalham em mutirão de limpeza coordenado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura. Raspação de meio-fio totalizou 178 quilômetros, praticamente a distância entre Pelotas e Tapes

As equipes passaram pela Vila Governaço (Fragata), Areal Fundos, Vila Princesa (zona norte), Colônia de Pescadores Z3 e, desde a segunda quinzena do mês, concentraram esforços nas frentes de trabalho contra a dengue, juntamente com agentes de endemia e comunitários de saúde para distribuição de material informativo, orientações e esclarecimentos em relação à doença e à eliminação de focos do mosquito transmissor. A parceria direciona atenções para o bairro Fragata e adjacências, como Gotuzzo, Cohab Fragata, Guabiroba e bairro Simões Lopes. As operações de manutenção ocorreram em toda a cidade, por intermédio das equipes das Coordenadorias de Serviços e Ações Comunitárias (Cosacs) da Ssui.

O titular da Ssui, Mateus Consen, reconhece que os números impressionam, mas não se ilude. Para o secretário, muito ainda precisa ser feito para atender a demanda esperada pela população. “Não faltou esforço, mas temos que fazer mais”, adverte, acrescentando que, com os mutirões e demais serviços que o Município executa, a Prefeitura procura levar qualidade de vida ao conjunto da população. “Tem sido um trabalho muito importante, que vem do entendimento de que toda Pelotas merece viver em uma cidade limpa, cuidada e com direito à dignidade”, afirma.

Em fevereiro, a tarefa continua. O primeiro mutirão previsto para o mês está marcado para quinta e sexta-feira desta semana (6 e 7) ,pela campanha Deu pra ti - Aqui a dengue não vai se criar, novamente no bairro Fragata, na região da Guabiroba em direção à Vila Farroupilha.

Números dos mutirões de janeiro*

- 1.936.584 metros quadrados - equivalente a 66 parques Dom Antônio Zattera

- 178 quilômetros de raspação de meios-fios - equivale à distância entre Pelotas e Tapes

- 106 quilômetros de pintura de meios-fios - distância entre Pelotas e Pinheiro Machado

- 54,3 quilômetros de drenagem de valetas (quase dez vezes o canal Santa Bárbara, o maior do município, com 5,5 quilômetros de extensão)

- 1.061 cargas de lixo e entulhos recolhidas (mais de 7,4 mil toneladas)

*Fontes: Ssui e SerSul

Tags

Zeladoria, Limpeza, Mutirões, 30 dias

Carregando 0%
Carregando 0%