Instituições que compõem o Comitê Gestor de Internacionalização farão o lançamento da marca e do evento paralelo à COP30 nesta sexta-feira (7), no Paço Municipal

Prefeitura, UFPel e IFSul lançam o Pelotas Global e Copsul nesta semana

Instituições que compõem o Comitê Gestor de Internacionalização farão o lançamento da marca e do evento paralelo à COP30 nesta sexta-feira (7), no Paço Municipal
Por Roberto Ribeiro 04-11-2025 | 15:48:05
Tags: Lançamento , Pelotas Global , Copsul

O Comitê Gestor de Internacionalização do Município, composto por Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), UFPel e IFSul, realiza nesta sexta-feira (7), o lançamento da marca Pelotas Global e da Conferência do Sul sobre Mudanças Climáticas (Copsul). O evento, que conta com apoio da Otroporto, será realizado na sala Frederico Trebbi (hall do Paço Municipal) às 11h, com a presença do prefeito Fernando Marroni e de autoridades acadêmicas das instituições de ensino. 

A solenidade apresenta oficialmente a marca Pelotas Global, identidade que simboliza a abertura de Pelotas ao mundo e seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação e a cooperação. A iniciativa se sustenta no histórico que o município ostenta de conexão com o cenário internacional, que se reflete na formação oferecida pelas instituições - como o curso de Relações Internacionais da UFPel, que prepara profissionais para atuar globalmente e incentiva o estudo de temas internacionais na região -, a relação com Cidades-Irmãs, como Suzu (Japão), Aveiro (Portugal) e Colônia do Sacramento (Uruguai), o acolhimento reconhecido a migrantes e refugiados, o que valeu ao município o selo MigraCidades, e as demais proposições da UFPel e do IFSul voltadas para ampliar o intercâmbio acadêmico, fortalecer pesquisas e atrair estudantes e pesquisadores estrangeiros. 

Copsul

Primeira atividade criada no âmbito do Comitê Gestor de Internacionalização, a Copsul, além de reunir especialistas e instituições para debater soluções locais e globais em sustentabilidade e transição climática, pretende conectar a cidade à agenda da COP30, que começa a partir do dia 10 deste mês em Belém (PA). 

A programação inicia entre os dias 10 e 20 com rodas de conversa com comunidades de diferentes territórios do município, na zona urbana, rural e praias. Na pauta, temas como resiliência em cidades, infraestrutura e água, desenvolvimento humano e social, transição nos setores de energia, indústria e transporte, gestão sustentável de florestas, oceanos e biodiversidade, agricultura, sistemas alimentares e gênero. 

O restante da programação, entre 24 e 28, se divide em cinco temáticas (Resiliência climática e transformação urbana, Economia sustentável e inovação, Sociedade justa e inclusiva, Energia e transição justa e Natureza, alimentos e comunidades). 

Mostra

A programação também dispõe da Mostra de Boas Práticas, Pesquisa e Inovação – Copsul 2025. O objetivo é reunir e divulgar iniciativas, pesquisas e projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável, a resiliência urbana e a transição ecológica justa nas cidades do Sul do Brasil. Serão selecionadas até 20 propostas pela comissão interna da Copsul. Podem participar gestores e servidores públicos, pesquisadores, estudantes, organizações sociais, startups, empresas e pessoas engajadas nesta temática. Inscrições via link undefined vão até o dia 18 deste mês. A Mostra, aberta ao público, será realizada dia 25, das 17h às 20h, na sede da Otroporto (rua Benjamin Constant, 701A).

Foto de capa: Volmer Perez/Secom

Notícias Relacionadas

Prefeitura premia vencedores do HACKAPEL

Prefeitura premia vencedores do HACKAPEL

Copsul finaliza programação com mesa redonda no hall da Prefeitura

Copsul finaliza programação com mesa redonda no hall da Prefeitura

Prefeitura, UFPel e COINPEL realizam 1º HACKAPEL neste fim de semana

Prefeitura, UFPel e COINPEL realizam 1º HACKAPEL neste fim de semana

Segurança alimentar e natureza encerram programação da Copsul

Segurança alimentar e natureza encerram programação da Copsul